TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Enfermagem

Dissertações: A Historia Da Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ENGENHARIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Disciplina: Seminário de Pesquisa 2

Diretrizes para elaboração do Referencial Teórico e

Organização de Textos Científicos

Adaptado por José Luis Duarte Ribeiro a partir de texto original

elaborado por Flavio Fogliatto e Giovani da Silveira

Abril, 2007

Diretrizes para elaboração do Referencial Teórico e

Organização de Textos Científicos

Adaptado por José Luis Duarte Ribeiro a partir de texto original

elaborado por Flavio Fogliatto e Giovani da Silveira

O referencial teórico é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.

Para a elaboração do referencial teórico, são sugeridos nove passos:

(1) Defina o assunto da sua pesquisa.

(2) Reúna a bibliografia. Comece com pelo menos 20 referências para ter uma visão panorâmica sobre o assunto.

(3) Dê uma olhada inicial nas referências e identifique a estrutura hierárquica do assunto de pesquisa. A estrutura hierárquica vai do assunto mais geral ao mais específico.

(4) Leia a bibliografia reunida com atenção e liste as idéias principais.

(5) Identifique as idéias principais a serem aproveitadas em seu trabalho. Não se esqueça de indicar as fontes de cada idéia.

(6) Rotule todas as idéias para facilitar sua referência futura.

(7) Organize as idéias em seções (normalmente entre 3 a 4 seções deverão aparecer) e subseções (em geral, 3 ou 4 subseções para cada seção).

(8) Escreva o referencial teórico seguindo a sequência hierárquica de apresentação dos assuntos. Dê preferência a idéias abordadas por diversos autores.

(9) Conclua o referencial teórico identificando as principais idéias discutidas no seu texto e apontando para as questões de pesquisa em aberto na literatura.

1. Escolha da Área de Pesquisa e Assunto

A área de pesquisa corresponde ao seu campo de investigação. Normalmente a área de pesquisa é mais específica do que a sua área de estudo. Exemplos de áreas de pesquisa são “estratégia de operações”, “controle de qualidade” e “aprendizagem organizacional”.

Os benefícios da especialização em uma área de pesquisa são: (i) estar a par com os desenvolvimentos mais recentes naquele campo, (ii) fazer um trabalho de pesquisa mais relevante e focalizado, e (iii) balancear integração e continuidade ao longo de diversos projetos.

Cada projeto de pesquisa deveria explorar um assunto dentro da área de pesquisa, por exemplo: “formulação da estratégia de operações dentro de uma empresa de serviços”, “utilização de projeto de experimentos no controle de qualidade” ou “aprendizagem no desenvolvimento de novos produtos”.

2. Fontes Bibliográficas

As principais fontes a serem consultadas para a elaboração do referencial teórico são: artigos em periódicos, livros, working papers, teses, dissertações e artigos em congressos.

Artigos de Periódicos Científicos – use como base artigos em periódicos científicos de renome e com comitê de revisores. Artigos em revistas (Veja, Exame, e outras revistas sem comitê científico de revisores), jornais e material de divulgação comercial não devem ser usados em dissertações de mestrado, a não ser que tragam alguma informação indispensável ao trabalho. Artigos científicos podem ser encontrados de duas maneiras (principalmente): (i) procurando em base de dados como o portal da Capes (ver dicas de uso com a bibliotecária da EE) e (ii) analisando a bibliografia usada em outros estudos sobre o assunto que você já conheça.

Livros – use livros acadêmicos sobre o assunto de pesquisa. Evite livros (i) para praticantes (literatura “de aeroporto”), (ii) livros-texto (apesar de muitos serem úteis na consolidação de aspectos básicos de seu trabalho), (iii) livros de circulação restrita, tais como apostilas ou cadernos informativos.

Working papers – os working papers são artigos em fase de elaboração, disponíveis mediante solicitação feita diretamente à secretaria do curso de pós-graduação onde o autor atua. Working papers costumam conter os avanços mais atualizados sobre uma determinada área de interesse. Solicite working papers de autores conceituados ou mesmo centros de estudos ou universidades conhecidas pela excelência na pesquisa sobre o seu assunto de interesse (lembre que working papers são artigos que ainda não foram publicados; em geral, a única maneira de obtê-los é por solicitação direta junto aos autores). A Internet facilitou a obtenção de working papers. Por exemplo, pós-graduandos interessados na área de logística e no assunto gestão da cadeia de estoques, podem fazer uma busca na Internet sobre o assunto e serem direcionados a centros de excelência. Estes centros costumam dispor de uma série de working papers com os mais recentes resultados das pesquisas neles elaboradas. Um exemplo pode ser encontrado no site www.iems.nwu.edu/supplychain. Veja a lista de working papers (papers submetidos para publicação) ali listados. A maioria destes papers pode ser obtida diretamente com o autor, mediante solicitação por email.

Artigos em congressos – busque por artigos em conferências ou congressos nacionais e internacionais de renome. Utilize preferencialmente artigos recentes (de até três anos atrás). Artigos de congresso apresentam qualidade bastante irregular. Muitas vezes, só servem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com