TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Pensamento Contábil

Exames: Historia Do Pensamento Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 2

Historia do pensamento contábil

Aula Virtual nº.02 – 2014-1

Questão nº.01

A ideia de que, quem recebe valor será debitado e quem entrega valor será creditado, foi usada desde os primeiros estudiosos do método das partidas dobradas. Explique como as escolas de pensamento contábil CONTISTA E PERSONALISTA usaram essa mesma ideia.

Resposta:

Para os estudiosos do personalismo as contas deveriam ser abertas a

Pessoas físicas e jurídicas e o dever e o haver representavam débitos e créditos

Das pessoas a quem as contas pertenciam. Nesta teoria as contas representam pes-soas, fundamenta-se no fato jurídico dos direitos e obrigações, no qual, direito é crédito, obrigação é débito, diminuição de direito é débito e diminuição de obrigação é crédito.

Questão nº.02

Explique porque o período do desenvolvimento da contabilidade que, vai de 1.494 (Luca Pacioli) A 1.840 (Francesco Villa), é visto pelos estudiosos da Contabilidade, sob dois pontos de vista diferentes.

Resposta:

Com a edição do livro de Pacioli a contabilidade sistematiza os procedimentos contábeis, concedendo aos usuários informações ordenadas e continuas. Segundo Giannesi, a partir deste momento a contabilidade deixou de ser a arte de ter e contar e passou a ser uma ciência. Foi neste período também que surgir a idade da estagnação contábil. A estagnação contábil foi um período de pouco desenvolvimento mundial, afetando não só o crescimento da contabilidade como o crescimento de outros segui-mentos sociais. E também em 1840 Francesci villa edita o livro ‘’ la contablilità alle amministrazioni private e pubbliche, o qual encerra o período da contabilidade moderna e inicia-se o período da contabilidade cientifica.

Questão nº.03

Qual o alvo central de cada uma das escolas do pensamento contábil: CONTISTA; ADMINISTRATIVA E PERSONALISTA?

A escola contista foi a primeira escola do pensamento contábil e sua criação foi instituída no período da contabilidade moderna, precisamente no século XV. Esta es-cola defendia que a contabilidade deveria se preocupar principalmente com o processo de escrituração através das partidas dobradas.

Escola administrativa no período da contabilidade cientifica, no século XIX, seu alvo era que a contabilidade e a ciência da administração das entidades e seu objeto de estudo são as leis que governa as empresas.

A escola personalista surgiu na metade do século XIX, dentre o período da contabilidade cientifica. Seu alvo era que as contas devem representar pessoas de carne e osso, assim como a escolta contista, que o administrador da empresa e o res-ponsável por todos os direitos e obrigações da mesma.

Questão nº.04

Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com