TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação E Da Pedagogia

Ensaios: História Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

E E Prof. Carlos Lencastre

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Ângela Souza RA :4561887725

Eliane Ribeiro RA : 4976928726

Elisângela Silva RA : 4561916196

Tatiane Avelar RA: 4561913639

Kelli RA : 4352048076

Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professora-tutora à distância Camila de Melo Andriotti.

Campinas

Abril/2013

“Somos feitos de tempo?”

O homem é um ser social e temporal e , embora seu corpo seja limitado ao tempo , ele criou mecanismos para envolver o passado dos seus antepassados com seu presente e o futuro que deseja construir. ¨Não se compreende fora da prática social, porque esta se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto (ARANHA,2006,p.19)¨. Na ânsia de conhecer o que se foi, transforma o que é e criar novas perspectivas , o homem trabalha para preservar a cultura , a tradição e a memória do seu povo .O homem segue assim dando vida a história que já passou e não está no seu domínio temporal. Para Cícero (século2), O orador empresta sentido de imortalidade à história, como uma instrução para vida. Este conceito de Cícero ficou conhecido como ¨História Magistral Vitae¨ e, até o século XVIII, o emprego desta expressão permanece como indício

inquestionável da constância da natureza humana, cujas histórias são instrumentos correntes apropriados para comprovar doutrinas morais, teológicas, jurídicas ou políticas.(KOSELLECK, 2006, p. 46)

O tempo que nos limita, que nos direciona em nossa busca histórica também influencia as conquistas , as mudanças , as transformações na área da educação. Para Aranha ( 2006,p.24)

¨Mais importante do que saber o que o historiador estuda é perguntar-se como ele estuda, porque em toda seleção de fatos existem pressupostos teóricos, uma filosofia da história subjacente ao processo de interpretação¨

Desta forma, na medida em que se transforma, pelo desafio que aceita e que lhe vem do meio para o qual volta sua ação, o homem se educa. Com esse movimento linear e dialético , o homem preserva , vive e transforma sua história. É, portanto, no campo das relações e transformações sociais , que caminharemos no desafio de descobrir o que acontece na escola, que permite ao nosso aluno este exercício de se educar.

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”

A história da Educação no Brasil teve inicio no período colonial com a chegada dos Jesuítas que influenciaram fortemente a relação entre Estrado e Educação

À partir do século XVI , começaram as reformas religiosas que influenciaram grandemente o processo educacional A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois o lucro e os juros, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos enquanto a igreja arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, “vendendo perdão”. Grande parte do clero desrespeitava as regras religiosas.O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica e foi convocado as desmentir as suas 95 teses pelo imperador Carlos em 1521. Defendeu suas teses mostrando a necessidade da reforma da Igreja Católica.Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido :

• Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;

• Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias

• Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.

O espanhol Inácio de Loyola criou, em 1534, a Companhia de Jesus, uma nova ordem religiosa com o objetivo de servir e de lutar pela Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, os jesuítas - soldados de Cristo - através da catequese e da educação, serviriam à ação da Contra-Reforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa com a conversão das populações nativas do Novo Mundo.

Depois de prosperar em sua missão de ensinar os nativos à ler e escrever e catequizá-los, os Jesuítas fundaram em São Vicente um colégio em 1554, onde ensinavam três cursos tendo como filosofia e letras, considerados secundários e Teologia, considerando Superior.

Em 1549 chega no Brasil Tomé de Souza o governador, ele veio bem acompanhado por vários Jesuítas e, em apenas quinze dias os missionários já faziam funcionar,na recém fundada cidade de Salvador uma escola de ler e escrever. A missão deles era fundar escolas elementares que tivessem seminários e missões por todo o Brasil e isso se expandiu até 1759 e nesse decorrer de tempo os Jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal.Em 210 anos, os Jesuítas promoveram a catequese dos índios e a educação dos colonos e a formação de novos sacerdotes, e de novas elites intelectuais e também tendo o controle da fé a da moral dos habitantes.Num tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com