TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação E Pedagogia

Trabalho Escolar: História Da Educação E Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O trabalho que aqui é apresentado busca representar uma proposta de projeto multidisciplinar visando o desenvolvimento de atividades que procurem incentivar os alunos do 2° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. João Baptista, situada na Rua Saldanha da Gama, n 2245, Bairro Santo Antônio no município de Ladário-MS, a participarem das ações em prol da organização das festividades juninas da escola. Para tal, o projeto propõe a realização de pesquisas, atividades extra-escolares e participação direta na organização das festas de São João e Junina.

Além destas ações, o projeto de trabalho têm, também, como pretensões, possibilitar uma maior interação entre alunos, escola, família e comunidade e proporcionar ao educando construir um conhecimento mais amplo sobre as manifestações culturais (folclóricas, religiosas, gastronômicas, musicais, artísticas, artesanais, isto é, materiais e simbólicas) que envolvem as representações e as práticas em torno das festas de São João e Junina em âmbito local, nos municípios de Ladário e Corumbá, regional e nacional.

Assim, elaboração deste projeto de trabalho procurou demonstrar a viabilidade tanto do ponto de vista pedagógico-educacional como prático-institucional a realização de atividades que busquem possibilitar mecanismos de interação entre professores, alunos e comunidade escolar e extra-escolar e que ressaltem a oportunidade de utilização das festividades, que compõe o currículo escolar, de forma mais pedagógica.

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Título do Projeto:

Festa de São João e Festa Junina

Publico alvo:

Alunos do 2° ano do ensino fundamental.

Escola:

Escola Municipal Prof. João Baptista

Rua Saldanha da Gama, n 2245, Bairro Santo Antônio – Ladário-MS

Professoras responsáveis:

??????????? e ???????????????

Apresentação

O projeto da Festa de São João foi escolhida por já fazer parte do universo cultural ladarense e corumbaense, além de estar presente nas tradições culturais de muitas regiões brasileiras, e pelo fato de poder ser vinculada a já tradicional Festa Junina que é realizada na maioria das escolas nesse período do ano letivo. Além de envolver a criança em diferentes temáticas, o projeto também possibilita aos educandos conhecerem e participar das atividades que serão realizadas com o propósito de valorizarem a participação dos mesmos junto aos demais alunos, professores e comunidade escolar.

O projeto prevê a realização de diferentes atividades, iniciando com pesquisas sobre a Festa de São João e a Festa Junina (em suas múltiplas formas de manifestações regionais – materiais e simbólica), a produção do material necessário até os objetivos finais a encenação da “Festa de São João” e a participação na “Festa Junina” da escola por meio de apresentação de danças, jogos e comidas típicas destas festividades, onde os alunos estarão junto com suas famílias e a comunidade do bairro, uma vez que a festividade será aberta ao público.

As pesquisas realizadas pelos alunos terão como objetivo relacionar a maior quantidade de informações (textos, imagens e produções áudio visuais) sobre as manifestações das festas de São João e Junina. Após esta faze, o alunos participarão de discussões organizadas em sala de aula com a finalidade de apresentarem seus conhecimentos prévios e os adquiridos após a realização das pesquisas.

Esta proposta esta baseada nas ideias de Hernández e Ventura (1998) que defendem a necessidade de se educar para a compreensão cultura visual, estes autores sugerem que e um projeto de trabalho se inicie por uma proposta ou pergunta que poderá servir de fio condutor de outros questionamentos que levarão a descoberta do conhecimento por parte dos educandos. Com base nas ideias de Hernández e Ventura (1998), a primeira atividade a ser realizada será mostrar dois vídeos para aos alunos: o primeiro apresentará imagens e músicas dos festejos de São João, tanto nos municípios de Ladário e Corumbá, como nas demais regiões do Brasil; o segundo vídeo apresentará as manifestações das festas juninas pelo Brasil. Após a presentação dos vídeos será realizada uma discussão sobre o que os alunos sabem sobre estas festividades e como eles as veem. Dessa forma os educandos poderão compartilhar suas experiências (ideias/representações/práticas) e demonstrar maior interesse em conhecer e participar de todas as etapas do projeto de trabalho, buscando construir seus saberes tanto no ambiente escolar como fora dele, tendo como objetivo de todo o processo de atividades a organização e realização da representação da festa de São João e participação na festa junina realizada pela escola.

Justificativa

O projeto que aqui se apresenta, justifica-se na medida em que a realização das atividades por ele propostas visam desenvolver o entendimento e possibilitar a aquisição de novos conhecimentos, pelos alunos, sobre as diferentes temáticas abordadas além de propiciar o contato dos educandos com as práticas culturais da região de Ladário-Corumbá (e das demais regiões brasileiras). No conjunto de atividades teórico-práticas propostas, os alunos terão a oportunidade de se desenvolver baseando-se nas necessidades que cada um (criança) apresenta de acordo coma a teoria piagetiana (PIAGET, 1983; 1985), isto é, as de se sentir aceita, de ter confiança, segurança, e competência, necessidade de conhecer, raciocinar e resolver problemas, necessidade de ser criativa, desenvolver a coordenação motora e compartilhar experiências com outras crianças e adultos.

De acordo com Ronca (2001), tanto na educação quanto no mundo do trabalho a transdisciplinaridade pode ajudar os educadores a reverem suas posições diante do ser humano. Partindo deste pressuposto o projeto aqui apresentado ao procurar envolver a comunidade e familiares oportunizará a aproximação dos pais dos alunos com espaço escolar. Tudo isto com o objetivo de extrair maiores informações para possíveis mudanças que favorecerão o desenvolvimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com