TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Produção

Artigos Científicos: História Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1.Na concepção do grupo: Quais o procedimentos – confecção, exposição e comercialização - mais adequados,para o artesanato brasileiro?

Acredito que o melhor sistema para o artesanato brasileiro seja o sistema de exposição, pois através dele o artesão expõe seus produtos, mostra a qualidade destes produtos e divulga a cultura, através deste sistema gera o interesse em seus clientes que são estimulados desta forma a adquirir estes produtos, pois passam a conhecer a sua história além de serem produtos únicos, pois por mais que se pareçam, por serem feitos manualmente são produtos únicos.

2. Que intervenções podem ser feitas no setor?

Os artesãos podem adquirir novas técnicas ou novas ferramentas mais adequadas para o seu tipo de trabalho, agilizando os seus processos, e criando assim novas formas de fabricação de seus produtos.

3. O artesanato espontâneo está sendo sufocado pelo artesanato induzido?

Ao meu ver sim, pois empresas acabam consumindo cada vez mais produtos produzidos em alta escala, principalmente fabricados na China, que têm um valor muito menor, sufocando assim o artesanato cultural, porém existem pessoas que adversas a produtos produzidos em alta escala, ainda consomem o artesanato cultural, justamente por se tratar de produtos únicos “exclusivos” e que se destacam dos produtos industrializados justamente pela sua riqueza de detalhes que acabam sendo um diferencial.

4. A qualidade final do produto deveria focar-se na produtividade ou na expressividade?

Deveria focar-se mais na expressividade, mas atualmente no mundo, produção está adiante da expressão, pois com o grande comércio e a cultura consumista em que vivemos é comum verificarmos produtos que tem uma aparência artesanal, mas que nos atentando, podemos perceber que são resultado de reprodução de produtos artesanais, que tentam se passar por estes e tentam ganhar mercado com preços bem menores, pois são produzidos em alta escala.

Engraçado que o produto genuinamente artesanal, muitas das vezes chega aos consumidores mais caros, porém quem ganha muito dinheiro é o atravessador, pois o artesão muitas vezes vive com grandes dificuldades e é explorado pelos atravessadores que pagam uma ninharia pelas peças produzidas.

5. Qual sistema de valores rege este segmento, lidando simultaneamente com o desenvolvimento econômico, através de ações de geração de trabalho e renda, e com o desenvolvimento sócio-cultural, onde o produto final é considerado como portador de um sistema de valores construídos pelo artesão?

Embora criado desde os primitivos, onde o artesanato era feito para atender as necessidades das tribos e seus líderes, inicialmente foi utilizado através do escambo (troca) onde deu origem ao comércio dentro e fora das tribos, mas com o tempo passou a ter um caráter capitalista, pois pode dar lucro; existem artesãos autônomos que mantém a sua subsistência através de seus trabalhos, mas cada vez mais estão sendo criadas cooperativas de artesãos com a finalidade de melhorar as condições de trabalho e comércio de seus produtos, cria-se parcerias para divulgação e venda dos produtos.

O artesanato pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com