TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Geral – Atividade Complementar. Ligações Químicas

Seminário: Química Geral – Atividade Complementar. Ligações Químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Química Geral – Atividade Complementar

Ligações Químicas

A ligação iônica ocorre entre um elemento metálico e um ametálico. Dessa forma, a ligação consiste na interação entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), gerando forças eletrostáticas existem entre os íons de cargas opostas. Essas interações são distribuídas ao redor de cada íon, proporcionando a formação de retículo iônico cristalino. Com base na definição e consultando o texto indicado responda:

1. Explique as propriedades citadas abaixo dos compostos iônicos.

a. Dureza e fragilidade

Uma vez que o retículo organizado entre forças repulsivas e atrativas, qualquer esforço sobre o retículo iônico tende a remover essa condição de equilíbrio entre as forças, diminuindo a atração e aumentando a repulsão. Se essa força for suficiente, o retículo rompe-se em fragmentos, para atenuar o esforço.

Isso significa que a dureza dos compostos iônicos é devida à resistência oferecida pelos íons em suas posições de equilíbrio, a fim de evitar que sejam movidos de suas posições originais.

b. Outra maneira é considerando que os íons do retículo podem interagir com as moléculas do solvente, sobretudo se estas apresentarem estruturas polares, como é o caso da água, da amônia e do álcool. De todo exposto, podemos concluir que os compostos iônicos são geralmente solúveis em solventes polares cuja constante dielétrica é elevada.

2. Consulte a tabela 4.3 do texto e responda:

a . Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias a temperatura ambiente, ou seja, 25º C.

cloreto de sódio: sólido cloreto de potássio: sólido fluoreto de lítio: sólido iodeto de lítio: sólido sulfato de bário: sólido óxido de alumínio: sólido

b. Explique o elevado ponto de fusão e ebulição das substâncias iônica.

comparada as ligações covalentes, as iônicas são muito mais fortes. A covalente ocorre pela necessidade de compartilhamento de elétrons. a ligação iônica ocorre entre os íons pela diferença de cargas elétricas, como se fosse dois ímãs atraídos por polaridades diferentes. Então, é preciso muito mais energia para quebrar a ligação iônica do que para quebrar as forças intermoleculares existentes nas moléculas covalentes.

3. A ligação metálica ocorre entre um elemento metálico, com a formação de íons positivos em uma rede cristalina imersa em um ¨mar de elétrons¨ móveis.

Baseado, nesse conceito explique as propriedades citadas abaixo para os metais.

a. Os metais podem ser entortados.

A mobilidade dos elétrons de valência é justamente a grande responsável pelas inúmeras características singulares dos metais. O fato de a ligação metálica não ter um caráter direcional forte faz com que muitos metais possam ser deformados facilmente sem que sua estrutura cristalina se rompa, isto é, quando entortarmos um pedaço de metal, o mar-de-elétrons acomoda essa variação devido à grande mobilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com