TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Grega E Romana

Dissertações: História Grega E Romana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  5.070 Palavras (21 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 21

GRÉCIA e Direito Grego

A Grécia é um dos berços da civilização européia. Aos seus pensadores da Antiguidade devem-se grandes progressos nos domínios da filosofia, da medicina, da matemática e da astronomia. As cidades-estados gregas foram pioneiras do desenvolvimento das formas de governo democrático. O patrimônio histórico e cultural da Grécia continua a repercutir nos campos da literatura, arte, filosofia e política.

DEUSES

Na Grécia as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses.

RELAÇÃO DOS PRINCIPAIS DIVINDADES E SUAS CARACTERÍTICAS

• Zeus: rei de todos os deuses

• Atena: sabedoria, guerra, justiça, amor.

• Afrodite: amor.

• Hera: protetoras das mulheres, do casamento e do nascimento

• Ares: guerra.

• Hodes: mundo dos mortos, subterrâneo.

• Goia: planeta terra.

• Crono: tempo.

• Demeter: colheita, agricultura.

AS PRINCIPAIS CIDADES ESTADOS GREGAS

Esparta: cercada por montanhas, numa área de difícil acesso. A sociedade era muito guerreira, todos os homens eram treinados a se tornarem os melhores e mais disciplinados soldados da Grécia. Possuíam leis muito rígidas e eram grandes rivais de Atenas. Foi fundada pelos dórios que se apossaram de suas terras. A sociedade era dividida em três grupos sociais: Esparciatas: guerreiros descendentes dos dórios. Era a camada dominante e possuía direitos políticos. Periecos: os aqueanos que não resistiram aos invasores. Eram homens livres, mas sem direitos políticos, atuavam como camponeses, artesões e comerciantes. Hilotas: a maioria da população. Eram servos do Estado e trabalhavam em terras dos esparciatas, tinham vida miserável e estavam expostos a violência.

Atenas: formou-se com o agrupamento de tribos jônicas, desenvolvendo o artesanato e o comércio. Estava localizada perto do mar, era um dos principais centros de exportação da Grécia. A habilidade para o comércio gerou riqueza e desenvolvimento, mas a quantidade de escravos, bem como a luta por mais direitos era crescente. A sociedade era formada pelas seguintes camadas: Geomores: pequenos proprietários de terras. Demiurgos: comerciantes e artesões. Metecos: estrangeiros que moravam em Atenas e se dedicavam ao comércio e ao artesanato. Escravos: prisioneiros de guerra e pessoas condenadas por dívidas. Alguns trabalhavam nas minas de prata, outros, nas atividades domésticas e, até mesmo na prostituição, algumas fugas eram frequentes.

CIDADANIA

O coração da invenção política. A cidadania na Grécia estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos considerados cidadãos eram iguais perante as leis, e aptos a colaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam das deliberações políticas do governo das pólis, desta forma a cidadania grega se fundamentava em Direitos Políticos.

Nem todos os homens poderiam ser cidadãos, pois havia restrições. Mulheres, escravos, crianças, idosos, pequenos comerciantes, artesões e estrangeiros eram excluídos da cidadania.

Para os gregos a cidadania era um bem inestimável. Cidadãos eram os únicos a opinar sobre o rumo da sociedade.

DEMOCRACIA

É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de pessoas eleitas. Os gregos foram os primeiros a falar em democracia, o governo do povo.

NAVEGAÇÕES

Todos os lugares da Grécia se encontravam a pouca distância da costa. Por isso o mar teve grande importância na vida dos gregos. A pesca e o comércio marítimo foram atividades do dia-a-dia, facilitados pela tranquilidade das águas e pelos inúmeros postos.

GUERRAS:

• Guerra de Tróia: foi um conflito bélico entre aqueus e os troianos. Essa guerra que durou aproximadamente 10 anos aconteceu entre 1300 e 1200 a.C. Onde vários soldados foram mortos.

Causas da guerra: Os gregos e os troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Tróia por Paris. Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta em missão diplomática e acabou se apaixonando por Helena. A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os troianos com um cavalo de madeira, disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram o presente e deixaram dentro dos seus muros protetores. Em seguida, abriram-se as portas do “cavalo” e de dentro saíram centenas de soldados gregos que atacaram a cidade de Tróia até sua destruição.

• Guerras Médicas: foram confrontos entre os gregos e persas durante o séc. V a.C, que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico do comércio.

As Guerras Médicas eclodiram por causa do choque de interesses entre o Império Grego e o Persa, que almejavam dominar o comércio do Oriente. Houve três guerras que trouxeram como consequência para Grécia a hegemonia de Atenas sobre as cidades gregas, o revigoramento da democracia, a decadência do Império Persa a criação da Confederação de Delos e a rivalidade entre Atenas e

Esparta.

• Guerra do Peloponeso: foi um dos maiores conflitos armados da antiguidade entre as cidades-estados de Atenas e Esparta. Ocorreu entre os anos de 431 e 404 a.C.

Causas da guerra: Os espartanos viam com desconfiança e ameaça o desenvolvimento econômico e o aumento da influência político de Atenas na região península do Peloponeso.

Relações tensas entre as duas cidades-estados e disputa política e econômica na região. A guerra terminou em abril de 404 a.C após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Peloponeso. O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e econômica de Esparta na região, com esse sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com