TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dieta grega e romana

Seminário: Dieta grega e romana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 6

HISTORIA DOS SUPLEMNTOS:

A dieta grega e romana era basicamente vegetariana.

Nos jogos olímpicos da antiguidade Milon Cróton, um lutador grego, consumiu 9kg de carne, 9kg de pao e 8,5 litros de vinho por dia, durante as competições . Milon foi um grande lutador e reconhecido pela sua força,e a ser o 1º atleta a dedicar a alimentação para preparação das competiçoes.

A origem de suplementação de alimentação já era conhecida na Grécia , quando os soldados eram instruídos a comer determinadas partes dos animais para obter bravura, força e velocidade.

Nos últimos anos os atletas procuram alcançar níveis de superação do corpo.Cientistas afirmam que a genética influencia muito nos resultados sendo aliada ao o treinamento e alimentação especifica .Alguns atletas já se encontram nivelados em seu resultados , por possuírem uma genética parecida.Com resultados positivos e próximos um do outro estes atletas procuram outros meios de superaçao e melhorias alem do treino.A procura por suplementos alimentares ergongenicos tem sido muito grande ,como um meio para propiciar altos resultados e performance nas competições de alto nível.

Segundo Williams e Branch, citados por Alves (2005) a palavra “ergogênico” significa substâncias ou artifícios adotados visando à melhora da performance, sendo derivada de duas palavras gregas: érgon, trabalho, e gennan, produção.

A maioria dos ergogênicos visa aumentar a performance pela intensificação da potência física (aumentando o tecido muscular, intensificando os processos metabólicos de geração de energia, aumentando a oferta de energia no músculo durante atividades de longa duração, melhorando a liberação dos substratos energéticos no músculo, e combatendo o acúmulo de substancias que interferem na ótima produção de energia); da força mental (aumentando os processos psicológicos que maximizam a produção de energia e diminuindo os fatores que interferem no ótimo funcionamento psicológico), ou do limite mecânico (melhorando a eficiência mecânica pela diminuição da massa corporal, sobretudo da gordura e melhorando a estabilidade pelo aumento da massa corporal, sobretudo da massa muscular) e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em portaria de n.33, publicada no Diário Oficial em 1998, suplementos são vitaminas e/ou minerais isolados ou combinados entre si, desde que não ultrapassem 100% da Ingestão Diária Recomendada, cuja sigla derivada do inglês é RDI. Acima dessas dosagens são considerados medicamentos, podendo ser vendido livre, quando não ultrapassam em até 100% a RDI, e vendidos apenas com prescrição médica quando apresentam valores acima desses limites. Os suplementos vitamínicos e/ou de minerais são definidos como alimentos que servem para complementar com esses nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos em que a sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação. Porém, nestes casos, o mais aconselhável é consultar um profissional especializado em nutrição ou um médico capacitado.

Já os alimentos para praticantes de atividade física, um subgrupo dos chamados alimentos para fins especiais, de acordo com a portaria de n. 222 publicada pelo MS, em 1998, são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo formulações contendo aminoácidos oriundos da hidrólise de proteínas, aminoácidos essenciais quando usados em suplementação para alcançar alto valor biológico e aminoácidos de cadeia ramificada, desde que não apresentem ação terapêutica ou tóxica.

Nesse segmento enquadram-se, sobretudo produtos popularmente conhecidos como hipercalóricos e alimentos considerados nutricionalmente completos (contêm todos os nutrientes permitidos pela norma).que tem a finalidade de adequar nutrientes na dieta de praticantes e atividades física ativa.

Os suplementos hipercaloricos funcionam para o ganho de massa muscular ,ganho de peso , força e energia.São fornecedores de energia extra e contem uma variedade de macro nutrientes ( proteínas ,gorduras e carboidratos). Os carboidratos ajudam a absorção das proteínas , então este é um componente importante nestes suplementos, alem da proteína de grande qualidade ,e a pouca quantidade de açúcar

Geralmente, os suplementos hipercaloricos ou complementares como também são conhecidos , são usados por pessoas ou atletas de alta performance que gastam muita energia e começam a catabolizar os músculos . São aqueles indivíduos que possuem menor massa magra e metabolismo muito alto , o que não permite ganho fácil de massa muscular , somente com alimentação. Seu uso é recomendados para praticantes de atividade física intensa que queiram ganhar massa muscular e peso.

Os alimentos compensadores devem obedecer aos seguintes requisitos, no produto pronto para consumo:

- os carboidratos devem estar abaixo de 90% do valor energético total do produto;

- mínimo de 65% de proteína de alto valor biológico;

- gorduras: 1/3 gordura saturada, 1/3 gordura monoinsaturada,e 1/3 gordura poliinsaturada;

- opcionalmente esses produtos podem conter vitaminas e/ou minerais desde que não ultrapassem a RDI

Como exemplo citamos Critical Mass 3500, Heavy Mass 4000 e Gainers Fuel,Nutri Mass,Gainers mass 3000,Gainers fuel100,Massa 3200 anticatabolic,Massa nitro NO2

.Massa nitro NO2 :

Laboratório: Probiótica

Valor: R$ 40,00 a 70,00

Elaborado especialmente com ingredientes que participam como co-fatores na formação do oxido nítrico(NO), O NO é uma substancia vaso –dilatadora produzida pelo organismo durante o exercício e que , ao promover o relaxamento celular, permite uma maior irrigação sanguínea e maior aporte de nutrientes e oxigênio pra os músculos.

Substrato: arginina, presente nas proteínas do produto responsável pela formação do oxido nítrico

Potes de 1,4 kg e 3kg

Sabores: morango, chocolate e baunilha

Massa 3200 anticatabolic:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com