TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História das Coisas: Da Onde elas Vêm, Para Onde vão e Como o Ciclo Funciona.

Por:   •  20/6/2016  •  Abstract  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

História das coisas:

da onde elas vêm, para onde vão e como o ciclo funciona.

O esquema a seguir pode exemplificar de forma absconsa como tudo funciona

Extração > produção > distribuição > consumo > tratamento de lixo

Aparentemente o ciclo é sem "problemas", de fato ele é linear porém incompleto portanto está submetido a uma crise, um sistema como esse não pode funcionar para sempre em um planeta com recursos finitos de certa forma os estágios interagem com o mundo real diretamente e indiretamente, positivamente e negativamente influenciando na cultura, ambiente e economia, esse sistema ganhou maior intensidade após a revolução industrial e em seguida o pós-modernismo um vídeo clipe que pode ilustrar isso e diversas outras críticas a humanidade é o da música “Do The Evolution – Pearl Jam”

Existem limites e esses não podem ser vistos primeiramente no esquema feito pois está faltando fatores importantes que afetam a funcionalidade de todo o caminho.

O que falta:

Pessoas presentes em todas as etapas)

Governo que se preocupa mais com as corporações do que com a população exemplo disso é a atual limitação da internet no brasil onde o governo deixa as empresas fazer uma espécie de cartel para diminuir a qualidade da internet e aumentar o custo. (Link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1762387-era-da-banda-larga-fixa-ilimitada-acabou-diz-presidente-da-anatel.shtml)

Corporações que são maiores que o próprio governo economicamente falando

Como funciona o ciclo:

Extração: para extrair a matéria prima é feita a destruição do Ambiente e isso ocasiona uma diminuição dos recursos naturais, quem não possui a matéria ou não compra ela não tem valor nessa etapa.

Produção: as matérias primas vão para as fábricas e é utilizado energia junto aos químicos tóxicos para produzir os produtos que na maioria das vezes são tóxicos e que também podem gerar poluição.

Distribuição: vende-se tudo que foi produzido na etapa anterior o mais rápido possível deixando os preços e os salários dos trabalhadores mais baixos e com a menor quantidade de benefícios sociais possíveis mesmo assim isso não pode ser resumido na afirmação "o custo da produção não se reflete no preço final do produto" isso acontece por meio da exteriozação dos custos.

Consumo: é o motor do ciclo, e o valor das pessoas nessa etapa é proporcional por quanto ela contribuiu para o mesmo, o governo junto as corporações manipulam essa etapa por meio da mídia que esconde todas as outras etapas e também por meio das obsolescências que fazem as pessoas comprar mais e mais existem três tipos:              

Técnica: Ocorre quando um produto ou tecnologia mais funcional e eficiente toma o lugar do antigo um arquétipo que pode exemplificar como isso funciona é a "lei de moore" que previu o real futuro do hardware quando Gordon E. Moore presidente da Intel, fez uma profecia, na qual o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e é adotada como medida de controle para empresas de tecnologia que de certo modo limita a evolução prevenindo o mercado adequadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com