TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS COISAS

Resenha: A HISTÓRIA DAS COISAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2012  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 1° PERÍODO

“A HISTÓRIA DAS COISAS”

(Annie Leonard)

Síntia de Paula Santos

Governador Valadares

2012

“A HISTÓRIA DAS COISAS”

(Annie Leonard)

No vídeo “A História das coisas”, a ambientalista e ativista Annie Leonard fala sobre o sistema de produção mundial, afirmando sua decadência. Desde os primórdios o homem consome os recursos que estão a sua volta, o sistema consumista gerado pelo capitalismo monta nosso cenário hoje. Destruição do meio ambiente em troca de produtos de consumo. Para fazer com que a máquina capitalista continue funcionando, somos explorados e incentivados a trabalhar mais e consumir mais, comprando produtos, substituindo-os e jogando fora. As indústrias geram produtos, explorando os recursos naturais que estão ficando cada vez mais escassos e a mão de obra barata. Uma vez que o sistema de produção expresso nessa cadeia seja linear, e só temos um planeta Terra, não terá recursos para sempre. Os produtos são feitos para não durar, assim sendo, mantendo nosso consumo infinito num mundo de recursos finito, e se continuar assim no fim só haverá lixo. Apesar de o vídeo tratar de forma específica os Estados Unidos da América, é aplicado a todos os países que possui este sistema de produção, pois além de destruir o que lhes pertencem destroem o que é dos outros também.

Porém, isso não é tudo, a poluição e as toxinas geradas por essa produção estão cada vez mais presentes em nossas vidas, afetando diretamente e indiretamente nosso bem estar, as toxinas estão nos produtos, vão para o solo, água, ar, e até em nós mesmos. O sistema capitalista, as propagandas ditam nosso “dia a dia”, comprar é a palavra chave, comprar mais para ficamos felizes é o que dizem, mas tudo isso causa um efeito contrário, o mundo está sendo sacrificado, e nós também. Se não bastasse, as toneladas de lixo produzido por nós e pela indústria voltam para o solo multiplicando seu efeito destruidor. E quando aqueles que deveriam cuidar de nós, representar o povo, são eles que contribuem com essa estrutura exploratória, ora dão a ordem direta, ora são omissos, e manipulados pelo sistema não vemos ou omitimos essa situação.

Portanto é preciso mudar, o sistema de produção mundial deve tomar outros rumos, zelar pelo nosso planeta e zelar por nós, adotar medidas que prezem pela sustentabilidade e preservação da natureza. Nós precisamos mudar nossas atitudes, nossa mentalidade, e enxergar além da futilidade consumista que estamos presos hoje nesse famigerado sistema de produção mundial de um capitalismo sufocante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com