TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Fnac

Tese: História de Fnac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Tese  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

1º Passo

1.1 Identificação da Empresa

F.Brasil LTDA / www.fnac.com.br / Avenida Prefeito João Vilallobo Quero, nº 1560 – Módulo 2D – Bairro Jardim Belval / Baruei-SP – CEP 06422-122 / CNPJ 02.634.926/0004-07 / IE 206234733111 / SAC 4003-1528 / Televendas 4003-1529

1.2 A História da Fnac

A Fnac nasceu em 1954 quando Essel e Max Theret criaram uma central de compras para os seus associados, cuja sigla significa Féderation Nationale d'Achat des Cadres (Federação Nacional dos Gerentes de Compras).

Desde então, a Fnac tem vindo a alargar o seu campo de atividades: com a abertura da primeira loja em 1957 em Paris, a Fnac procurou estabelecer uma base de originalidade e distinção: a união com os clientes. Esta união centrar-se-ia na política de preços acessíveis, na seleção rigorosa de produtos, na independência face às marcas, e no desejo de liberdade no seu aconselhamento e prescrições.

Em 1994 o Grupo Pinault Printemps (PPR) entra no capital da Fnac, tornando-se mais tarde o seu acionista majoritário. Este grupo desenvolve-se em torno de duas atividades distintas: o sector de retalho (que integra a Fnac, Conforama, Redcats e CFAO) e o sector de luxo que agrupa cerca de dez marcas do Grupo Gucci. Ao integrar o grupo PPR, a Fnac beneficiou da partilha alargada das melhores práticas, de experiências de marketing, bem como da racionalização de compras, da gestão em comum dos processos, e da elaboração de estratégias transversais no seio do Grupo.

A Fnac é líder europeu na distribuição de bens culturais e de lazer, sendo a única que disponibiliza no mesmo espaço uma seleção de produtos de literatura, música, imagem, som e tecnologia. Atualmente a Fnac dispõe de 70 pontos de venda em França e a sua estratégia de internacionalização garantiu a abertura de mais de 46 lojas espalhadas por Portugal, Espanha, Bélgica, Grécia, Itália, Suíça, Taiwan e Brasil.

O objetivo principal da Fnac sempre foi, desde a sua criação, colocar-se do lado do consumidor. Desde a origem que as grandes linhas de atuação da Fnac procuram passar pela oferta da melhor qualidade ao preço mais baixo, pela especialização dos seus colaboradores e pela sua independência relativamente às marcas que comercializam. Tornar acessível à cultura e o lazer ao maior número possível de pessoas é o objetivo que desde sempre conduziu a Fnac nas suas ações para a liberalização dos preços, sobretudo em matéria de livros – na luta contra as práticas anti-concorrenciais e o apoio à criação artística.

Segundo a Fnac, o seu posicionamento assenta em sete compromissos: o livre acesso à cultura, uma maior oferta, serviço especializado, conselhos isentos, preço mínimo garantido, satisfação em primeiro lugar e novidades em primeira-mão. Ou seja, a ideia de uma sociedade culta, e não elitista, tem orientado a estratégia de operação e os planos de expansão do negócio.

Enquanto que no início da criação do conceito Fnac fazia todo o sentido apresentar o maior leque possível de propostas culturais e de lazer ao consumidor, atualmente as novas tecnologias de informação funcionam como instrumentos de divulgação e de acesso à cultura.

Nesse sentido, a oferta da Fnac procurou evoluir também para acompanhar os novos meios tecnológicos disponíveis no mercado, tendo em conta que constituem um novo canal para aproximar a cultura e a informação do consumidor. O posicionamento da Fnac traduz-se pela junção da proximidade à facilidade de integração. Os pontos fortes da Fnac são o atendimento personalizado, a profundidade de oferta, a loja virtual e a informatização.

1.3 Estrutura Organizacional

Faturamento 2011 565 MR$

930 colaboradores

Sendo 850 em lojas

36 no site

106 na Sede

2º Passo

2.1 Análise sobre o Mix de Marketing (4P’s)

No geral o marketing-mix segue uma politica, denominada por politica dos “4 P’s”. Segue-se um gráfico explicativo dessa politica:

2.2 Fnac e os 4 P’s

Sortido e marcas (produtos)

Na Fnac podemos encontrar uma enorme quantidade de marcas, dentro de uma enorme quantidade de tipos de produtos e, dentro de uma enorme quantidade de áreas de interesse. Para melhor se entender a maneira como os produtos estão dentro de um enorme sortido, podemos dar destaque a algumas marcas, que podem ser consideradas o topo do sortido.

Eletrônicos: Apple, Samsung, LG, Acer, Asus, Nokia, Motorola, Philips, Microsoft, Sony, Canon Nikon, FujiFilm

Editorias: Cosac Nayfi, Cia das Letras, Objetiva, Leya, Warner, Sony, Universal, Som Livre.

Posicionamento de preço

A Fnac tem como foco o mercado de luxo e alta qualidade, em decorrência desta postura a empresa não segue tendências promocionais convencionais de mercado salvo ações globais (Black Friday).

Apesar de esta estratégia estar bem definida no DNA da empresa, a vinda para o Brasil fez com que houvesse uma redefinição de estratégia e maior foco também em classe Ce D.

Mercado (praça)

A empresa tem como estratégia a qualidade de produtos e serviços e por este motivo não objetiva entrar em guerras de preço. Há poucos concorrentes diretos e dentre seus principais podemos citar: Fast Shop, Ponto Frio, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, A2U, Apple Store.

Promoção

Toda a Fnac gira em torno do mesmo jogo de cores, sendo elas o preto, o amarelo (alaranjado) e o branco. O chão da Fnac, à exceção da área de entretenimento, é todo em preto, com círculos amarelos, transmitindo assim uma sensação de tranquilidade e ao mesmo tempo dá uma ideia de seleção. É um estabelecimento comercial que possui grande luminosidade, de certa forma para balançar com o preto do chão e não criar ambientes demasiado escuros (ambientes 25 muito negativos). A única área que não segue a mesma luminosidade que o resto da loja, é a secção das televisões e home cinema, de certa forma para dar um ar mais aconchegante e nos mostrar como funcionam as televisões em ambientes escuros (ambiente de cinema).

A área infantil destoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com