TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Muaythai

Artigo: História de Muaythai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Artigo  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

A história do muaythai

A origem do muaythai está relacionada com a migração do povo que vivia na província chinesa de Yunnam, localizada às margens do rio Yang Tsé. De acordo com o relato dos próprios tailandeses, várias gerações partiram dessa província para o local onde hoje localiza-se a Tailândia, em busca de terras férteis para a agricultura.

Porém, durante o trajeto os tailandeses eram constantemente atacados por bandidos e animais, além de contraírem diversas doenças. Com o intuito de se proteger e manter o corpo e a mente em forma, eles criaram um método de luta que, inicialmente, foi chamado de “chupasart”.

Apesar de ser um método de defesa eficaz, o chupasart utilizava diversas armas como facas, machados, lanças, entre outros, o que acabava causando diversos ferimentos aos praticantes até mesmo durante os treinamentos. Em função disso, os tailandeses resolveram aprimorar o seu método de defesa e passaram a treinar sem armas. O novo método utilizava golpes com as palmas das mãos e pontas dos dedos. Pouco a pouco as técnicas foram evoluindo e chegaram cada vez mais perto do muaythai praticado atualmente.

Certamente o muaythai não teria alcançado tamanha popularidade na Tailândia se ele não contasse com o apoio da realeza. O rei “Tigre”, como era conhecido na época, foi um dos maiores lutadores de muaythai da história da Tailândia e durante o seu reinado o treinamento de muaythai era ensinado nas escolas, além de ser obrigatório na preparação dos soldados.

Até 1920 os lutadores de muaythai não utilizavam proteção alguma, com exceção de tiras de algodão, de cânhamo ou ainda crina de cavalo que eles enrolavam nas mãos. Naquela época, não havia qualquer divisão de peso e round e a luta só acabava quando um dos lutadores era nocauteado ou morria mesmo.

Percebeu-se, porém, que era o grande o número de lutadores que morriam ou que ficavam seriamente feridos. Para minimizar o sofrimento dos lutadores, foram incorporadas algumas regras do boxe inglês, como a divisão de categorias por peso, o uso de luvas e a presença de um árbitro.

Muay Boran

Muay thai boran ou simplesmente muay boran é o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de luta tailandesa que deu origem ao muay thai. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de muay boran (como é exemplo o muay chaiya, muay korat, muay luang, etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo.

No Brasil

O Muay Thai foi introduzido no Brasil na década de 70 pelo treinador Nélio Borges, na cidade de Curitiba, no Paraná. O treinador Nélio Borges treinou Muay Thai em vários países europeus. Rapidamente o Muay Thai foi levado para a cidade do Rio de Janeiro, de onde expandiu-se nacionalmente em todo o Brasil.

No início, a maioria dos treinadores de Muay Thai também foram professores de Taekwondo e por essa razão alguns chutes que estes professores ensinaram sofreu uma forte influência do Taekwondo. Alguns chutes foram adicionados no ar e também alguns professores fizeram algumas técnicas que eram típicas da quebra do Taekwondo.

Ao mesmo tempo alguns professores modificaram algumas regras e criaram na cidade do Rio de Janeiro a versão conhecida como "Muay Thai Amador, uma versão de regras em que golpes de joelhos, não era permitido e nem golpes com os cotovelos. Com isso, estes ensinaram muito durante muito tempo um estilo semelhante ao Kickboxing e que não se assemelham ao Muay Thai. Mas, nesta mesma época, outros vários formadores do Rio de Janeiro, de Curitiba, de São Paulo e de outros estados continuaram a ensinar o Muay Thai na forma original.

Na década de 90 o Muay Thai começou a ser organizado no Brasil pela Confederação Brasileira de Boxe ,a organização que coordena o Boxe no Brasil. Departamentos foram criados dentro da Confederação de Boxe e lá começaram a ser criadas associações e federações regionais. Neste mesmo tempo, a Confederação Brasileira de Muay Thai foi criada.

Hoje em dia, o Muay Thai no Brasil está em um bom nível se comparado ao Muay tailandês praticado nos E.U.A. e na Europa. lutadores muito bons que têm níveis de experiência de luta internacional são brasileiros.

Nos últimos anos, a única coisa ruim que aconteceu com o Muay Thai no Brasil foi que vários excelentes lutadores de Muay Thai de renome internacional já não lutam MuayThai, tendo optado por lutar Torneios de vale-Tude. Devido a isso o Muay Thai sofreu uma grande falta de lutadores e só agora está se recuperando. No momento, o MuayThai é jovem e grandes lutadores estão aparecendo novamente no Brasil.

Participação Feminina

Outrora, as mulheres eram estritamente proibidas de tocar ou até de se aproximarem de um ringue de muay thai. O mito de que a presença da mulher em áreas de luta acarreariam azar aos atletas assim como aos espectadores que presenciassem o mesmo combate, era rigorosamente considerado. Atualmente existem alguns locais no oriente onde a presença das mulheres num confronto entre lutadores do referente estilo, continua a ser um tema a desconceituar Na Tailândia e em alguns outros países é frequentemente estabelecida a tradicional regra que normaliza o fato de que os homens não podem treinar ou lutar nos ringues das mulheres e vice-versa. Outro aspeto que de distinto modo posiciona a mulher numa apreciação divergente do homem refere que as mulheres devem entrar no ringue entre as cordas do meio ou pelas cordas de baixo. A mulher está, portanto, condicionada à proibição de entrar no ringue por cima das cordas assim como fazem os lutadores do sexo masculino. Apesar desta regra tradicional do seu país de origem, este costume tem vindo progressivamente a ser desconsiderado, uma vez que um grande número de países tem permitido cada vez mais que as mulheres tenham a oportunidade de competir ao nível de regras e espaço equitativo ao dos homens. É comum hoje em dia, a publicidade associar a beleza da mulher aos seus produtos, uma vez que é de vulgar conhecimento os benefícios físicos que podem ser adquiridos através da prática constante do muay thai entre as mulheres.

Técnicas e golpes de muaythai

Assim como as demais artes marciais, o muaythai possui técnicas de ataque e defesa. Porém, a “ciência dos oito membros” tem as suas peculiaridades.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com