TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Sandrine

Resenha: História de Sandrine. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário relata a história de Sandrine, que nasceu surda em uma família de ouvintes. Como na época de seu nascimento não era realizados testes auditivos em crianças, Sandrine cresceu sem saber que era deficiente auditiva, frequentava escolas normais e se sentia isolada sem saber como as outras pessoas se comunicavam, e só entendeu sua situação após seus pais há colocarem em um instituto que tinha como objetivo a reeducação da fala, foi nesse instituto que aprendeu a linguagem de sinais, e fez seus primeiros amigos.

Sandrine sofreu desde a infância por não saber qual era sua real situação, pois inicialmente ela não pensava ter nada diferente de nenhuma outra pessoa que convivia com ela, seus pais também demoraram a perceber a deficiência auditiva da filha. Como não havia testes específicos para confirmar a surdez durante a infância, os pais de Sandrine conviviam com a dúvida. Seu primeiro contato com crianças que também apresentavam deficiência auditiva foi em um instituto que seus pais há matricularam a fim de reeducar a fala. Preconceitos, Sandrine sofreu ate de seus pais que ao saber de sua real situação, ficaram perdidos sem saber como lidar com o estado da filha. Todos com quem mantinha contato tinham um único objetivo, ensiná-la falar, esqueciam que ela era uma criança e tinha que viver sua infância, hospitais passaram ser sua segunda casa.

O documentário trata a questão da surdez através da perspectiva de Sandrine, e sua história real. Levantando sempre discussões a respeito das dificuldades a serem enfrentadas, e a demonstração de como a garota superou cada uma delas. Mesmo os deficientes auditivos sendo privados do som, eles se comunicam muito bem, e hora nenhuma isso os impede de realizar seus desejos, o documentário relata a força de vontade que eles têm em aprender e conquistar seus sonhos. A garota se sentia em dois mundos diferentes, um no qual o único objetivo era o aprendizado da fala, e o outro no qual se sentia em casa, o da língua de sinais. Nesse Sandrine dizia se sentir em casa, pois conseguia expressar todos seus sentidos e desejos. Ela continuou dividida ate o momento no qual escolheu não mais tentar falar e seguir seu caminho através da linguagem de sinais, com essa decisão Sandrine conseguiu atingir um de seus maiores sonhos, o de ser atriz. A garota hora nenhuma sente possuir alguma deficiência, ela assume ter suas diferenças entre as outras pessoas (ouvintes), porém na maioria das vezes por querermos isolar os deficientes auditivos, ela diz ser a gente os surdos.

No decorrer do documentário percebe-se o quanto evoluiu a questão de testes em recém nascidos a fim de identificar a surdez no inicio da vida, evitando assim sofrimentos como o de Sandrine. Bem como demonstra avanços tecnológicos, como a conveniência do implante coclear, da oralização de crianças surdas e da língua dos sinai

ber como lidar com o estado da filha. Todos com quem mantinha

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »