TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Design - Yves Saint Laurent

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UFF - Universidade Federal Fluminense

Escola de Engenharia

Trabalho da Disciplina de História do Design - 2018.1

Professor: João Marcos

Alunos: Maria Isabela Abreu e Matheus Mugayar

Niterói, Rio de Janeiro - 2018

[pic 2]

  1.  Quem é Yves Saint Laurent?

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent nasceu no dia 1º de agosto de 1936 de uma família colonial de classe média em Orã, cidade litorânea localizada na Argélia (na época, era de possessão francesa) e faleceu no dia 1º de junho de 2008 em Paris, lugar que é extremamente marcante para a carreira do famoso designer de moda.

Saint Laurent é um designer de moda mundialmente reconhecido por sua genialidade, personalidade e pela atemporalidade de suas coleções, além das mais de 70 coleções já feitas. Além disso, é um dos ícones da alta costura francesa - criação de roupas sofisticadas e originais, de uso exclusivo.

2. A infância e adolescência de Saint Laurent

A paixão e o interesse pela moda surgiram desde a infância de Yves Saint

Laurent, em que ele fazia questão de desenhar os vestidos de sua mãe e de sua irmã quando as duas tinham algum compromisso importante para comparecer, além de ser o responsável pelo figurino para um balé de sua cidade natal, Orã.

Yves chegou em Paris em 1954 e logo passou a frequentar a École de la Chambre Syndicate de la Haute Couture (algo como “Escola da Câmara Sindical de Alta Costura”), onde estudou moda e aperfeiçoou o talento para tal.

Logo depois, no mesmo ano, Saint Laurent decidiu participar de um concurso

internacional, promovido pelo International Wool Secretariat e ganhou com um vestido coquetel. A vitória de Yves não rendeu apenas o título de “campeão” do concurso e sim a admiração da revista VOGUE da França e também de Christian Dior, designer de moda que era referência na época. Devido ao ótimo desempenho no concurso e aos croquis (esboços de desenho/rascunhos na área de moda) impressionantes, a marca DIOR resolveu contratar Saint Laurent para trabalhar com ele como assistente de modelagem.

No entanto, Dior veio a falecer em 1957 e isso provocou a ascensão de Saint

Laurent na empresa, pelo o seu estilo brilhante, personalidade ecoada nos modelos e a perfeição de seu trabalho. Assim, Saint Laurent assumiu a direção criativa da DIOR.

3. A primeira coleção: Trapézio (1958)[pic 3]

As coleções desse estilista causaram certa

controvérsia para um público que estava acostumado

com a menor ousadia de Christian Dior. O célebre

“Trapézio” era uma roupa considerada

“menina-moça”, um vestido de ombros estreitos com

um corpete semi-ajustado e saia curta evasê, que se

tornou uma febre mundial e rendeu ao seu criador

prêmio Neiman Marcus daquele ano, concedido às

melhores contribuições ao mundo da moda pela

renomada cadeia de lojas americanas.

Suas criações obtiveram tanto sucesso que a

repercussão da coleção “Trapézio” foi uma manchete de um dos principais jornais de Paris, que estampou na capa “Yves Saint Laurent salvou a França”.

4. Pausa infeliz e obrigatória na carreira

        Em setembro de 1960, Yves foi chamado para servir a Argélia na Guerra de Independência da Argélia, assim tendo que abandonar o trabalho na maison Dior e posteriormente foi substituído por Marc Bohan - Yves soube da sua substituição em sua cidade natal, sendo pego de surpresa.

        Contudo, Yves encontrou outros problemas além da própria guerra. Por ser homossexual e trabalhar com moda, sofreu gozação em demasiado de outros soldados e teve um colapso nervoso proveniente de extremo cansaço físico, estresse mental e represália de seus companheiros. Assim, depois de 20 dias de Guerra, Saint Laurent foi internado em um hospital para tratamentos psíquicos para resolver seus impasses de saúde. Já recuperado, Yves ainda teve alguns comportamentos maníacos-depressivos durante toda a sua vida.

5. Retomada da carreira e fundação da própria maison

Sabendo que foi substituído na Dior, Yves Saint Laurent resolveu criar a

própria maison em 1962, a YSL (Yves Saint Laurent), auxiliado pelo seu “parceiro de vida”, Pierre Bargé, um hábil homem dos negócios.

        Yves jogou toda a sua personalidade em sua empresa, em que o objetivo inicial era unir o prático com a sofisticação - e ele conseguiu. Além disso, ele queria democratizar a indústria da moda que se encontrava inacessível para indivíduos que não possuíam dinheiro para comprar as peças mais exclusivas. Dessa forma, Saint Laurent criou produtos com preços mais acessíveis, fazendo catálogos para diferentes tipos de público.

        A partir daí, a marca YSL seria um sinônimo de alta costura, elegância, praticidade, sofisticação e vendas, além de ter uma série de licenças, como meias, lenços, chapéus, bolsas, óculos e perfumes.

6. Mondrian (1965) e Le Smoking (1966)

Em 1965, Saint Laurent decidiu unir a arte e a moda ao criar vestidos de tubinho inspirados no trabalho do holandês Piet Mondrian - artista plástico que foi o precursor do neoplasticismo, usando um vocabulário restrito às verticais e horizontais e às cores puras. Além disso, o vestido apresentava uma forma de trapézio, feito com jérsei branco e apresentando silhuetas retas, cores primárias e as famosas linhas geométricas em homenagem ao artista plástico Piet Mondrian. O vestido se tornaria um ícone da moda e marcaria a carreira de Saint Laurent.[pic 4][pic 5]

        Já em 1966, Yves lançou o polêmico e devastador ”Le Smoking”, o smoking feminino. Composto por calça masculina e camisa branca levemente transparente, o look causou furor entre a população recatada da década. A peça além de mostrar a genialidade de Saint Laurent, mostra uma discussão social nas passarelas, em que ela confrontava o vestuário feminino postulado naquela época e assume um papel libertário no mundo da moda concomitantemente expondo um novo comportamento da mulher na sociedade, além de ser uma peça totalmente atemporal e que é usada até o dia de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (609.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com