TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Futebol no Rio Grande do Norte

Artigo: História do Futebol no Rio Grande do Norte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

História do Futebol no Rio Grande do Norte

O futebol, esporte originário da Grã-Bretanha, foi introduzido no Rio Grande do Norte nas primeiras décadas do século XX. Os primeiros clubes de futebol do estado, fundados em 1915, foram o ABC (29 de junho), o América (14 de julho). No ano seguinte, teria ocorrido a primeira partida interestadual realizada com a presença de um clube potiguar, em 15 de novembro de 1916, no campo da Praça Pedro Velho, reunindo o ABC de Natal contra o Santa Cruz Futebol Clube, de Recife, na época vice-campeão pernambucano, sendo que este último venceu por 4 a 1. Mais tarde foi criado o Centro Esportivo Natalense, que, junto como ABC e o América, fundou a Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte, que posteriormente teve sua nomenclatura alterada para Associação Rio-Grandense de Atletismo (ARA), depois Federação Norte-riograndense dos Desportos e, desde 1976, Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Em 1919, ocorreu o primeiro Campeonato Metropolitano de Futebol, com a presença desses três times.No mesmo ano, em Mossoró, foi fundado o Humaitá Futebol Clube, no dia 14 de outubro. Em toda a história do futebol norte-riograndense, o ABC foi o clube brasileiro que mais conquistou títulos estaduais, ao todo 52, no Campeonato Potiguar de Futebol, e é também o time com maior tempo no exterior, tendo jogado nos continentes africano, asiático e europeu.

Principais Clubes do Rio Grande do Norte

ABC Futebol Clube, é uma associação esportiva brasileira, fundada como clube de futebol por um grupo de jovens da elite potiguar no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira, na cidade de Natal.

América Futebol Clube, Fundado por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, o América de Natal foi fundado em 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. O nome se deveu a uma homenagem ao continente americano. Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.

Alecrim Futebol Clube, No dia 15 de agosto de 1915 um grupo de rapazes formado por Lauro Medeiros, Pedro Dantas, Cel. Solon Andrade, José Firmino, Café Filho (presidente da República e ex-goleiro do Alecrim em 1918 e 1919), Lauro Medeiros, Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinoco, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino, em reunião realizada na casa do Cel. Solon Andrade, fundaram no então longínquo bairro do Alecrim, próximo da atual Igreja São Pedro, o Alecrim FC. A ideia inicial que motivou a fundação do clube esmeraldino tinha como objetivo principal ajudar de forma filantrópica as crianças pobres do bairro que lhe deu origem.

Potiguar de Mossoró, o Potiguar foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, fruto da fusão de dois clubes de Mossoró: o Esporte Clube Potiguar e a Sociedade Desportiva Mossoró.

Atlético Clube Corintians, O clube surgiu no dia 25 de Janeiro de 1968, a fusão entre o Coríntians Esporte Clube e o Atlético de Caicó deu origem ao Atlético Clube Coríntians. O maior responsável pela fundação do clube foi Valdemir Marcelino de Assis.

Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas,O Baraúnas é uma Associação Cultural que existe desde o ano de 1924. Naquele ano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com