TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Cultura Afro-Brasileira

Tese: História e Cultura Afro-Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Tese  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 10

1 – INTRODUÇÃO

Faz-se necessário estabelecer objetivos claros com critérios que contribua para a formação de identidades e que escola, professor e sociedade tenham respostas a algumas reflexões, tais como: Qual identidade quer formar em nossos alunos? Quais conteúdos e quais abordagens de estudos históricos contribuem para consolidar determinadas identidades? E quais são as repercussões dessas identidades, construídas pelos alunos, na sociedade em que eles vivem? (TERRA e FREITAS – 2004)

A História oficial deu aos negros um papel coadjuvante que dificultou seu caminho rumo à inclusão na sociedade, criando as desigualdades que são difíceis, mas não impossíveis de serem mudadas. É dentro dessa perspectiva que a fomentação da lei nº 10.639 no Senado Federal, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", aprovou a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e dos afro-brasileiros, para que a escola seja uma instituição que oportunize o conhecimento e o debate desse assunto a fim de exaltar a sua importância que é tão grande quanto à da historia de outros povos. Somente com acesso a essas informações que os alunos começarão a instaurar dentro de si o respeito à diversidade e a preocupação com a coletividade, conceitos importantes na sociedade moderna.

Mesmo que a legislação coloque o estudo da Cultura Afro-Brasileira tem sua obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, é de suma importância introduzi-lo dentro da educação infantil, onde podem ser dados os primeiros passos em direção a construir na criança o entendimento a respeito do que é identidade e perceba a sua própria identidade, respeitando-a com a consciência de que cada pessoa possui a singularidade, ou seja, sua própria identidade. Esta tarefa não é nada fácil, mas pode ser potencializada através de atividades que envolvam corpo e movimento, artes, leitura; estas que são áreas com bastante destaque dentro da educação infantil.

É válido ressaltar que para esta faixa etária, em especial, é necessária uma intensa preocupação com o tipo de material didático que será utilizado para efetuar um trabalho de valorização das diferentes raças. Faz-se necessário uma reflexão minuciosa acerca dos itens adquiridos, como por exemplo, no caso de brinquedos. Hoje já podemos observar maior acessibilidade para a aquisição de produtos com a preocupação em mostrar a temática da diversidade, seja ela de gênero, racial, cultural ou até mesmo física. Outro exemplo é possuir uma preocupação maior com a aquisição de instrumentos musicais, dando ênfase a pesquisa de instrumentos tradicionais da cultura afro como: berimbau, atabaque, cuíca, a marimba, entre outros que também contemplem outras diversas culturas. Com relação à bibliografia, hoje temos muitas referências de diversas obras que discorrem sobre este tema, tendo como alvo diferentes públicos, o que a torna mais atraente, já que são levados em consideração os diferentes interesses de cada faixa etária. E já percebemos que as produções musicais e até mesmo cinematográficas já estão atentas na abordagem desse tema, tornando-se também ótimos recursos para facilitar o trabalho dentro da sala de aula.

Este trabalho de pesquisa propõe estudos que levam a reflexão acerca do estudo da Cultura Afro dentro do contexto brasileiro, bem como a sua aplicabilidade na educação infantil, abolindo desse tema às questões somente ligadas a supervalorização de datas comemorativas dentro do calendário escolar e sim, buscando um conhecimento mais abrangente desses momentos históricos buscando ações afirmativas dentro do cotidiano escolar que instiguem na criança o respeito às diferenças em diversos âmbitos. O trabalho busca uma abordagem simples, tendo como suporte diversos estudos a fim de chegarmos a diversas praticas e reflexões culturais, abrindo caminhos para uma visão não estereotipada do negro e sua cultura.

O primeiro capítulo da pesquisa é dedicado ao estudo da educação infantil e a sua importância para o desenvolvimento do individuo e, também a conceitos e princípios que nortearam a entrada do tema da Cultura Afro-brasileira dentro do currículo escolar em nosso país. Neste momento também será apresentado consideração a respeito da diversidade, pluralidade cultural, o que nos leva a refletir sobre as desigualdades. É importante salientar que as desigualdades não estão somente no âmbito social e cultural, estão inseridas em questões de desvalorização e desumanização das tradições dos povos afro-descendentes.

2 – PROBLEMA

É possível desenvolver uma proposta metodológica para o ensino da cultura afro-brasileira entre os alunos de Educação Infantil possibilitando transformar a realidade em relação ao preconceito étnico racial?

3 – HIPOTESES

A escola é um espaço que oportuniza os/as alunos/as a conviverem com outras crianças de mesma faixa etária e é um ambiente propício para que ocorra o aprendizado.

4 – OBJETIVOS:

4.1 – Objetivo Geral.

 Promover uma reflexão acerca da importância de se inserir o estudo da História da Cultura Afro-Brasileira na Educação Infantil, bem como as ações mais indicadas para esta faixa etária dentro do contexto escolar.

4.2 – Objetivo Específicos:

 Analisar o que é a educação infantil e sua importância na construção do individuo;

 Perceber as diversidades e respeitá-las;

 Contextualizar o conteúdo História da Cultura Afro-Brasileira em sala de aula;

 Pontuar a importância do ensino de Historia da Cultura Afro- Brasileira na educação infantil.

5 - JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa visa servir como base teórica e sinaliza alguns aspectos das relações entre duas vertentes: a educação infantil e o trabalho com a questão da diversidade. O principal foco é o ensino e a aprendizagem no que diz respeito à História e Cultura Afro-Brasileira, mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com