TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico APAE Pelotas

Artigo: Histórico APAE Pelotas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Artigo  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico APAE Pelotas

Esta é uma Entidade de nível Nacional, cujo objetivo, é oferecer às pessoas com deficiência, a educação especial.

A primeira APAE do Brasil foi fundada na cidade do Rio de Janeiro, no dia 11 de Dezembro de 1954 e hoje existem varias APAES espalhadas por todo o pais, prestando um atendimento especifico e de alta qualidade, às pessoas portadoras de algum tipo de síndrome ou deficiência.

Em uma tarde fria, do dia 10 de Agosto de 1962, reuniram-se Senhoras da nossa sociedade, em um sala da Escola Alfredo Dub, que na época funcionava na Rua Felix da Cunha, 606. Esta reunião era presidida pela Senhora Carmem Gastal Osório e tinha por finalidade, criar uma Instituição que não atendesse somente ao deficiente auditivo- como estava sendo feito- mas também a deficiência mental e motora que apareciam nos diagnósticos.

Foi então criada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas, hoje com 50 anos de fundação!

Mas o caminho para realizar este sonho era árduo e cheio de obstáculos. Para ter uma idéia, o direito de uso da sigla APAE, implicava numa vasta papelada e grande burocracia que hoje em plena era do computador ainda persiste!

Hoje, apesar das dificuldades, temos uma área construída, com quase 3.000 m² e as nossas crianças, alem do atendimento especializado, recebem da APAE o carinho, a alimentação, lazer, vestuário e até medicamentos. Jogam futebol, capoeira e dançam em um C.T.G criado para que se divirtam, mantendo viva as tradições do Rio Grande.

O atendimento da APAE consiste em Fisioterapia, Neurologia, Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia , Terapia Ocupacional, Musicoterapia, atendimento pedagógico e atendimento para Autismo e outras síndromes, Medicina geral, Odontologia, Equoterapia, oficinas pedagógicas e turmas de convivência, bem como preparação e colocação no mercado de trabalho. Neste sentido, temos vários alunos trabalhando em Empresas locais, com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas.

Hoje a APAE presta atendimento a 207 crianças e adolescentes com deficiência e apesar da dificuldades, persiste na união de todos para continuar cumprindo sua missão, que consiste, no apoio às famílias, na luta pelos direitos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com