TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico Da Previdência Social Do Brasil, Direitos Presidenciais Atuais

Trabalho Escolar: Histórico Da Previdência Social Do Brasil, Direitos Presidenciais Atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  5.136 Palavras (21 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 21

JUCIELLY APARECIDA SILVA MOREIRA

Histórico da Previdência social do Brasil, direitos presidenciais atuais

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Oicina de formação: projeto de intervenção,a realidade regional e o serviço socialpoliticas publicas da familia, politicas sociais III, meteodologia cientifica, estagio curricular obrigatorio ll.

Orientadores:Amanda Bosa Gonçalves, Clarice da Luz Kemkamp, Maria Angela Santine, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Triqueiro, Valquiria A.Dias Caprioli. .

Pirapora-MG

2013

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

2. ORIGEM DA PROTEÇÃO SOCIAL

2.1. A influência religiosa

2.2. A consolidação do Estado

3. A EVOLUÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

3.1. A Revolução Industrial

3.2. O Tratado de Versalhes e a OIT

4. A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA

4.1. A proteção constitucional

4.2. Princípios da Seguridade Social

4.3. As mudanças necessárias

5. ATUALIZAÇÃO DOS DIREITOS PRESIDENCIAIS

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Introdução

A pesquisa versa sobre os principais aspectos históricos da Previdência Social no Brasil. Foi abordada a origem da proteção social nas Constituições brasileiras, os princípios e características do sistema previdenciário de maior relevância para entendermos como funciona a nossa previdência. Foi feita uma análise da origem da proteção social no mundo e como a Previdência Social vem se apresentando em alguns países. Buscou mostrar que os meios de produção influenciaram para a criação de mecanismos de proteção social do homem, bem como a interferência estatal e religiosa durante o período de opressão do capital sobre o trabalhador. As conseqüências que a I e a II Guerra trouxeram para a humanidade fizeram com que o mundo se voltasse para a proteção social da dignidade do ser humano. Dessa forma, a assistência social foi evoluindo em todo o mundo caminhando em direção ao modelo que temos hoje no Brasil.

Palavras-Chave: 1) Previdência Social; 2) Assistência Social; 3) Lei Eloy Chaves.

DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar os aspectos históricos da previdência social no Brasil, conferindo-lhe importância para que seja feita uma análise crítica do nosso sistema previdenciário. E, com isso, possam ser levantados os pontos positivos e negativos da Previdência Social. A pesquisa foi pautada na obra “Curso de Previdência Social” de autoria de Mozart Victor Russo mano, visto que está apresenta uma ampla abordagem histórica da evolução da Previdência Social.

A pesquisa elaborada, por meio de métodos históricos e analíticos enfatizando origem da assistência social no mundo e no Brasil e como a assistência evoluiu para a criação da Previdência Social, bem como o papel fundamental que a igreja e o Estado tiveram para que a assistência social se consolidasse no mundo.

Foi abordada a influência que os meios de produção tiveram sobre o surgimento da previdência desde o surgimento do capitalismo, com a revolução industrial, a qual equiparou o trabalhador à condição análoga de escravo.

As duas Grandes Guerras mitigaram a condição social do homem, o que tornou possível a criação de mecanismos globalizados para proteção social. Dessa situação surgiram o Tratado de Versalhes e a Organização Internacional do Trabalho no século XX, que foram criados para dar melhores condições sociais, trabalhistas e previdenciárias para a população.

Foi realizado estudo a respeito da estrutura da Previdência Social e os aspectos que as Constituições brasileiras abordaram sobre tal tema, fazendo com que o Brasil merecesse destaque, em relação aos demais países, tendo em vista que sempre tutelou os direitos sociais de seus cidadãos.

Apesar de nossa Previdência não ser o padrão ideal, como foi verificado durante a pesquisa, desde a primeira Constituição, muitos avanços em direção a melhorias sociais e qualidade de vida foram obtidas. São necessárias, ainda, muitas mudanças para que a nossa Previdência Social possa atender aos anseios sociais. Mas tais mudanças para serem eficazes devem ser adequadas à nova realidade social brasileira e estarem em consonância com o contexto econômico global.

2. ORIGEM DA PROTEÇÃO SOCIAL

Desde o surgimento da humanidade que o homem tem necessidade de se organizar em grupo, cada membro desempenhava uma função específica, fazendo surgir, com isso, as hierarquias sociais. Com o passar do tempo quando uma classe adquiria mais habilidade que a outra ela se tornava dominante sobre os povos

Subjugados, surgindo assim as desigualdades sociais. É inerente do ser humano a comoção com o sofrimento de outra pessoa e que procure encontrar mecanismos para que a dor alheia seja amenizada.

A evolução econômica e social da sociedade surgiu com a exploração de um povo sobre o outro. Ocorre que em determinado momento histórico a população foi submetida à livre exploração.

Tanto sacrifício resultou na necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com