TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico Da Psicopedagogia No Brasil

Dissertações: Histórico Da Psicopedagogia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  466 Visualizações

Histórico da psicopedagogia no Brasil

A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos

O Brasil recebeu influências tanto americanas, quanto europeias, via Argentina. Principalmente no sul do país, receberam-se os conhecimentos de renomados profissionais argentinos que muito contribuíram para a construção do nosso conhecimento psicopedagógico.

Dr. Quirós, Jacob Feldmann, Sara Pain, Alicia Fernandez, Ana Maria Muniz e Jorge Visca são alguns dos principais nomes de colegas argentinos que trouxeram os conhecimentos da Psicopedagogia para o Brasil e enriqueceram o desenvolvimento desta área de conhecimento.

Há mais de 20 anos, vêm-se desenvolvendo cursos de formação e especialização em Psicopedagogia. Também naquela época, o Professor Jorge Visca começou a vir para o Brasil a fim de implantar os Centros de Estudos Psicopedagógicos (CEPs) que tinham e têm como objetivo difundir a Epistemologia Convergente, linha teórica que apoia e fundamenta a Psicopedagogia divulgada por ele, bem como formar profissionais nesta linha de abordagem.

Nosso Mestre querido, nascido em 1935, encerrou, neste ano de 2000, a sua breve vida. Aos 65 anos, Visca partiu, deixando cerca de dez obras publicadas, muitos ensinamentos e um modo de ser que serve até hoje de modelo para seus alunos.

A Psicopedagogia, área responsável pelos estudos da aprendizagem e de todos os transtornos que podem aparecer neste processo, embora triste, despede-se de Visca agradecida, por tanta contribuição em todo o território nacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com