TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo to texto - Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.

Por:   •  30/3/2015  •  Dissertação  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  3.512 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH
Faculdade de Educação
Psicopedagogi
a

Resumo do texto A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.

Professora: Maria Victória
Discente: Manoela Carollo Balthazar

DRE: 112177644

Rio de Janeiro, 22 de março de 2015.

                        Em seu primeiro capítulo Nádia A. Bossa mostra a ambiguidade ao que a psicopedagogia se reporta. Este termo nasce de uma necessidade de melhor compreensão do processo ensino aprendizagem. Diante de tal necessidade a psicopedagogia mostra seu caráter interdisciplinar que busca o conhecimento em diversos campos do saber para que venha criar seu objeto, articulando com a psicologia e a educação. Kiguel (1991, p22), um dos autores apontados pela autora no texto, diz que historicamente o termo surge da busca por atender crianças com “distúrbios de aprendizagem”.

                A princípio a psicopedagogia era conhecida como indicadora de uma forma em que o profissional atuava, o mesmo mesclava a psicologia e a pedagogia a seus conhecimentos. Posteriormente surge a necessidade de se assumir um papel de resposta a uma aplicação conceitual e que também é preciso pensar sobre o seu objeto de estudo, sobre as teorias que embasam a prática, e sobre o seu campo de atuação. Logo para encontrar sua definição, a autora sugere pensar nos objetos de estudo da psicopedagogia fazendo-nos refletir sobre suas origens teóricas.

                Bossa diz que o trabalho do psicopedagogo pode ser preventivo, com três diferentes níveis, a priori o psicopedagogo trabalha diante dos processos educativos, em segundo lidar e buscar o tratamento de distúrbios na aprendizagem existentes e por ultimo extinguir tais problemas na aprendizagem. E também podendo ter o caráter clínico onde o psicopedagogo se reconhece sua relação com outros sujeitos.

                Somente a prática psicopedagógica poderá superar a discussão a cerca da profissionalização do psicopedagogo, que tão somente deve ser atuada por um profissional especializado, que tem o papel não só de solucionar tais déficits da aprendizagem e da insuficiência no sistema escolar, mas sim buscar primordialmente por melhoras significativas do desempenho escolar e aumentar as capacidades de aprendizagem do indivíduo.

                Para a autora em um ambiente propriamente escolar o profissional psicopedagogo deve fazer o uso de equipamentos especializados, avaliações sistematizadas e possíveis estratégias de acordo com suas individualidades, tendo assim o papel de auxiliar nas atividades escolares e ainda visa compreender a personalidade de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com