TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homofobia

Projeto de pesquisa: Homofobia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GLEICIANE APARECIDA DOS SANTOS

MAYRE RODRIGUES CURA D’ARES

MILENA APARECIDA RIBEIRO

SARA SOARES CARDOSO DE ARAUJO

TAMARA CARVALHO SILVA

PLANO DE AÇÃO

HOMOFOBIA

Ribeirão das Neves

2012

GLEICIANE APARECIDA DOS SANTOS

MAYRE RODRIGUES CURA D’ARES

MILENA APARECIDA RIBEIRO

SARA SOARES CARDOSO DE ARAUJO

TAMARA CARVALHO SILVA

PLANO DE AÇÃO

HOMOFOBIA

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação II, O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos e Educação e Diversidade: Relações Étnico-racionais.

Prof. Lilian Salete Alonso Moreira Lima, Carlos Eduardo, Vilze Vidotti Costa e Fábio Luiz da Silva

Tutora: Carla Caeiro Costa

Ribeirão das Neves

2012

CAMPANHA

A sociedade brasileira vive profundas transformações que não podem ser ignoradas por nenhuma instituição democrática. Cresce no país a percepção da importância da educação como instrumento necessário para enfrentar situações de preconceitos e discriminação e garantir oportunidades efetivas de participação de todos nos diferentes espaços sociais. A escola brasileira vem sendo chamada a contribuir de maneira mais eficaz no enfrentamento do que impede ou dificulta a participação social e política e que, ao mesmo tempo, contribui para a reprodução de lógicas perversas de opressão e incremento das desigualdades.

Alunos homofóbicos ainda hoje se sentem acuados diante do preconceito existente e se escondem em meio a escuridão que lhe cercam. Medo da violência que podem sofrer ou da injustiça que poderiam vim a sofrer simplesmente por sua opção sexual. E assim, produz desinteresse pela escola, dificulta a aprendizagem e conduz à evasão e ao abandono escolar. Afeta a definição das carreiras profissionais e dificulta a inserção no mercado de trabalho.

Em nossas escolas, temos assistido ao crescente interesse em favor de ações mais abrangentes no enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Cada vez mais a homofobia é percebida como um grave problema social, e a escola é considerada um espaço decisivo para contribuir na construção de uma consciência crítica e no desenvolvimento de práticas pautadas pelo respeito à diversidade e aos direitos humanos.

Por isso que construímos uma campanha contra a homofobia no contexto escolar, mas não apenas nas escolas, mas sim que leve os nossos alunos a respeitarem as diferenças e saber mais como ajudar a quebrar esse preconceito na sociedade.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Primeiramente os professores precisam estar devidamente preparados para lidar com perguntas, questionamentos e outras duvidas que surgirão pelos alunos quando for apresentado a eles a proposta do assunto tão delicado e preconceituoso. Por isso estará disponível aos professores apostilas, livros e profissional preparado para dar palestras e orientar todo corpo docente da escola a estarem preparados quanto à idade e ao desenvolvimento emocional dos alunos e como às práticas culturais e crenças religiosas de famílias. As discussões sobre a homofobia e outros tipos de bullying e abuso pode ser incluído em um número de áreas curriculares, incluindo Educação em Saúde, Educação Sexual, Formação Pessoal e Social, História, Estudos de Mídia, Estudos modernos e Educação Moral e Religiosa.

Os alunos do ensino médio participaram de uma palestra sobre os tipos de preconceitos enfatizando a homofobia. Seria como uma roda de conversa, onde eles terão a oportunidade de falar sobre o assunto, podendo no primeiro momento se intimidar ou ser claro com o que sente a respeito, por exemplo, ser contra ou a favor. Depois da palestra será a vez dos professores entrarem em ação e abordar o assunto nas salas de aula. Os professores terão em mão o cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante a campanha.

Liberdade, essa palavra

que o sonho humano alimenta

que não há ninguém que explique

e ninguém que não entenda!

Cecília Meireles

Romanceiro da Inconfidência

CRONOGRAMA A SER DESENVOLVIDO

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

OUTUBRO

Teoria.

Pesquisas: o que é homofobia?

Levar os alunos a entenderem melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com