TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horta Suspensa

Trabalho Universitário: Horta Suspensa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

O projeto foi realizado em uma escola municipal, sendo essa de horário integral. O primeiro passo foi identificar um espaço cultivável, pois apesar do grande espaço que a escola disponibiliza a maior parte é cimentada e com grande exposição ao sol durante todo o dia.

O único espaço disponível para desenvolver uma horta suspensa estava nos fundos de uma quadra, o espaço tinha aproximadamente 30m de comprimento por 5m de largura.

Sendo assim, pudemos dar inicio a nossa horta suspensa feita de garrafas pet, no entanto, ao contrario do que pensávamos e do que pesquisamos não é tão simples montar uma horta desse tipo, pois não é simplesmente fazer alguns buracos no fundo, colocar terra e uma muda, a montagem e elaboração desse tipo de horta requerem muitos objetos e parcerias para que tudo possa dar certo.

O segundo passo foi buscar parcerias, para que o projeto pudesse começar a sair do papel. Conseguimos como parceiros a Secretaria de Serviços Públicos que disponibilizou a terra e o hortfrut ao lado da escola forneceu as hortaliças, e as próprias crianças da escola trouxeram as garrafas pets.

Como terceiro passo tivemos as confecções das garrafas, lavamos e tiramos os rótulos de todas, pintamos junto com as crianças e no mesmo tempo que as garrafas estavam sendo confeccionadas o muro onde iam ficar a horta também estava sendo preparado, pintado, marcado e furado. Para que as garrafas suportassem o peso da terra, utilizamos arame n°6 como alças, que foram presas de um lado ao outro e amarradas por baixo com palitos de churrasco cortados, os furos no fundo da garrafa foi a parte mais trabalhosa pois não é qualquer objeto de metal que perfura a garrafa, testamos pregos quentes, tesouras e facas, todo sem sucesso, então utilizamos o pirógrafo um aparelho elétrico que agilizou o processo.

Depois de todas as garrafas prontas e o muro confeccionado demos inicio ao plantio das mudas com as crianças, conversamos sobre o solo, a água, o sol e os cuidados que deveríamos ter com as “plantinhas”.

Foi realizada uma solenidade de inauguração da horta e canteiro sustentável, onde contamos com a presença de autoridades locais.

Após todo o processo de construção, plantio, manutenção da horta, foi realizada a colheita das hortaliças plantadas. As crianças colheram suas alfaces e temperos aromáticos, que foram levadas para cozinha para as merendeiras realizarem a higienização e preparo da salada para o almoço.

A horta como pratica pedagógica nos dá base para trabalhar conceitos básicos de alfabetização ecológica e utilizarmos também os três “R”s reduzir, reutilizar e reciclar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com