TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização

Seminário: Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

APRESENTAÇÃO

Humanizar a assistência é conceito e atitude! O Programa Nacional de Humanização Hospitalar, criado em 2000, assumiu o desafio de “ofertar atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, melhoria dos cuidados e das condições de trabalho dos profissionais”. Este conceito depende da mudança de atitude em direção a cultura da excelência e da gestão dos processos de trabalho. Humanização é ferramenta de gestão, pois valoriza a qualidade do atendimento, preserva as dimensões biológicas, psicológicas e sociais dos usuários e enfatiza a comunicação e a integração dos profissionais. Fundada no respeito à vulnerabilidade humana e na crença de que a relação entre dois atores, profissional e paciente, está sempre sujeita a emoções que devem ser guiadas pelo sentimento de compromisso e de compaixão. Assim, sem esquecer a objetividade, é preciso interpretar a experiência de viver a doença, as seqüelas e a deficiência.

Uma forma muito simples de apresentar a humanização, também pode ser na forma de inclusão de brinquedotecas em clínicas e hospitais.

O ato de brincar, devido às internações ou aos tratamentos de reabilitação, muitas vezes é interrompido. Em estudos, segundo Battistel, Miranda e Teles (2001),o desejo da criança pela brincadeira pode desempenhar papel importante na sua recuperação.

O atendimento prestado pelas brinquedotecas fixas ou itinerantes, permite que a criança através dos brinquedos, expresse suas vontades, estabeleça vínculos

afetivos, explore o ambiente e liberte o lado mágico de ser criança, facilitando os

procedimentos terapêuticos.

Apresentaremos a seguir exemplos de Saúde Pública Nacional e Internacional.

Salvo alguns países, muitos outros admiram o Sistema Único de Saúde, o qual alguns brasileiros vão do amor ao ódio, mas isso é apenas uma questão de ponto de vista.

Segue...

1. SITEMA DE SAÚDE PÚBLICA NACIONAL

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi estabelecido pela Constituição de 1988 e, posteriormente, regulamentado pela Lei Federal 8.080/90.

Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Atualmente, 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.

A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.

O Sistema Único de Saúde – SUS, é composto por diferentes partes que têm a finalidade de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O SUS é um sistema público, organizado e orientado, disponível para qualquer tipo de pessoa. O governo do Brasil é responsável pelo investimento financeiro nas regiões que apresentam maior carência e o SUS é responsável por todos os cuidados na área de saúde desde consultas, até garantia de vacinas, atenção a mulheres, crianças e idosos, realizando assim, todas as ações necessárias para proteção e saúde de todos.

O Ministério da Saúde realiza ações e programas para levar atendimento a todos os cidadãos e qualificar os funcionários da área de Saúde. Dentre as ações realizadas pelo Ministério da Saúde, estes são alguns exemplos: Farmácia Popular (onde são encontrados os principais medicamentos para Hipertensão e Diabetes com desconto de até 90%); Banco de Leite Humano; Cartão Nacional de Saúde (facilita o atendimento e identificação do paciente, que pode utilizá-lo para marcação de consultas e exames); Humanizasus (relação entre usuários e profissionais que atendem a comunidade); Qualisus (maior atenção dada pelos profissionais de saúde de acordo com o grau de risco do paciente); Atenção aos povos indígenas; e ações que estimulam a adoção de uma vida saudável relacionas por exemplo ao tabagismo e os riscos de câncer.

Os princípios e diretrizes adotados pelo SUS são os mesmos em todo o território nacional. O sistema está sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo: federal, estadual e municipal. Cada município, por exemplo, deve gastar no mínimo 15% de sua receita em saúde; enquanto os estados, 12% e a União, 10% (emenda constitucional 29/2000).

No SUS, o cuidado com a saúde está organizado em níveis de atenção:

Atenção básica – São ações que envolvem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes. É o primeiro contato com o SUS realizado pelas especialidades básicas da saúde como a clínica médica, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Cabe à atenção básica encaminhar os pacientes para os atendimentos de média e alta complexidade.

Média complexidade – É composta por ações e serviços que demandam profissionais especializados e o uso de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico. Entre eles estão os procedimentos especializados realizados pelos profissionais da saúde, as cirurgias ambulatoriais, radiodiagnóstico, exames ultra-sonográficos, fisioterapia, entre outros.

Alta complexidade – Conjunto de procedimentos que envolvem alta tecnologia e alto custo. As áreas que compõem esse nível são as assistências ao paciente portador de doença renal crônica (procedimentos de diálise), em traumato-ortopedia, ao paciente oncológico, cirurgia cardiovascular e outros procedimentos.

2. SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA INTERNACIONAL

• CUBA

Embora Cuba tenha recursos econômicos limitados, seu sistema de saúde resolveu alguns problemas que ainda nem enfrentou.

Médicos de família, junto com enfermeiras e outros profissionais de saúde, são os responsáveis por dar atendimento primário e serviços preventivos para seu grupo de pacientes — cerca de mil pacientes por médico em áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com