TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização

Tese: Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA

CURSO DE ENFERMAGEM

1º PERÍODO - NOITE

ALUNA: KELLY M. MARTINS DE ARAUJO

RA:6272259186

PROFESSORA: MARTINHA

CUIDADOS PALIATIVOS À CRIANÇA ONCOLÓGICA NA SITUAÇÃO DO VIVER/MORRER: A ÓTICA DA CUIDAR EM ENFERMAGEM

O câncer é um crescimento desordenados de células que invadem os tecidos e órgãos. Estas células dividem-se rapidamente e tendem a ser muito agressivas.

O câncer infantil é considerado uma doença rara. Os mais frequentes são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. A criança com câncer, estabelece um vínculo e uma familiaridade com hospital.

As discussões sobre o câncer vem ganhando destaque nos últimos anos, principalmente quando se trata de tratamento ou cura, vendo que em alguns casos a cura é impossível.

Uma pesquisa de campo realizada em 2009, teve como objetivo conhecer a percepção do enfermeiro diante da criança com câncer sob os cuidados paliativos e como interfere nos cuidados prestados a criança com câncer. Cinco enfermeiros do setor de pediatria do Hemorio foram objeto de pesquisa. Eles perceberam que os cuidados paliativos é uma mistura de sofrimento e emoções para o profissional, que buscam o conforto, alivio da dor e no lado psicológico das criança e o apoio à família.

O estudo no cuidado do enfermeiro quando se depara com a situação de morte não faz parte do programas de estudos das universidades, quando feitas, são tratadas superficialmente.

O enfermeiro que se depara com a situação do viver/morrer na criança oncológica, deve promover a comunicação entre os pais e/ou cuidadores, pois a participação da família é muito importante no tratamento.

O enfermeiro quando atua na setor de oncologia, precisa ter conhecimento sobre a fisiopatologia dos diferentes tipos de câncer e as opções de tratamento para que obtenha um bom resultado no tratamento do cliente.

Quando atua nos cuidados paliativos do paciente com câncer, o enfermeiro precisa saber orientar tanto o paciente, quanto a família sobre os cuidados a serem feitos. Para isso, é preciso que o enfermeiro saiba educar em saúde, de maneira clara e , objetiva, e ser prático em suas ações, visando o bem estar do cliente.

É muito importante a relação da criança com a equipe de enfermagem e família. Os cuidados paliativos são voltados para controle de sintomas, são cuidados ativos e globais aos clientes e sua família, realizados por uma equipe multidisciplinar em um momento que a doença já não responde ao tratamento. O objetivo dos cuidados paliativo, é dar qualidade aos dias, cuidar do emocional, psicológico e espiritual e não somente os cuidados técnicos e invasivos.

Não podemos esquecer que tanto para enfermagem, quanto para outros profissionais da saúde, nenhuma técnica substituiu a presença, o afago, olhar, a palavra, a escuta. O contato físico por meio do toque, traz segurança e conforto para criança. Possibilitar a mãe e familiares que segurem a criança no colo, diminuindo o sofrimento, deixar a criança em posição confortável, aquecer, deixar a temperatura ambiente agradável, utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com