TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização

Projeto de pesquisa: Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

ÍNDICE

Apresentação 01

1. Introdução 02

2. Objetivo da Humanização Corporativa 04

3. Hospital Geral de Carapicuíba 04

3.1. Missão 05

3.2. Visão 05

3.3. Comprometimento 05

3.4. Agilidade 05

3.5. Humanização 05

3.6. Transparência na Gestão 05

3.7. Assistência Segura 05

3.8. Espírito de Equipe 05

3.9. Hospitalidade 06

3.10. Ética 06

3.11. Inovação / Criatividade 06

4. Materiais e métodos 06

4.1. Fale com a diretoria 06

4.2. Espaço para os colaboradores 07

4.3. Maior aproximação entre Diretores e Trabalhadores 07

5. Cases 08

5.1. Aniversariantes 08

5.2. Transporte e Agilidade 09

6. Considerações Finais 09

7. Referências 10

8. Anexos Slides Power Point 11

APRESENTAÇÃO

Pode parecer estranho o termo “humanização”, mas algumas organizações já estão utilizando esta política para motivar colaboradores.

Com esta política entendemos que todo profissional, seja ele da área pública ou privada precisa estar comprometido com o negócio da empresa. Muitas vezes este comprometimento não existe e a direção da empresa não enxerga que não é necessário muito investimento ou até mesmo apenas aumento de salários para motivar os funcionários e vê-los comprometidos.

É necessário implantar uma política de humanização que possa valorizar o trabalho e ao mesmo tempo fortalecer os laços do colaborador com os objetivos da empresa e vice-versa.

E isto pode ser iniciado fortalecendo o trabalho em equipe multiprofissional, ou seja, criando grupos de trabalho, que apoiem a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção dos serviços prestados pela empresa e, principalmente, com a produção de sujeitos.

[...] a natureza verdadeiramente humana das organizações é a necessidade de construí-la em função das pessoas e não das técnicas (MORGAN, 1996: 142)

Humanizar é preciso!!!

1. INTRODUÇÃO

Cada vez mais as empresas de diversos setores buscam seus diferenciais competitivos e sua sobrevivência, em um mercado mais seletivo e atento a outras questões e não apenas economia. Além do lucro as empresas são feitas de pessoas e para pessoas, a humanização nas relações seja ela com funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, governo e a sociedade é uma questão de visão.

A corresponsabilidade do funcionário nos processos de gestão e relações de trabalho cria uma educação permanente nas empresas e desenvolve uma cultura que tende a aprimorar o relacionamento interpessoal, tanto de diretores, como gerentes e profissionais de áreas técnicas.

Pode parecer comum o termo “humanização” (Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável), algumas organizações inclusive já estão utilizando esta política para motivar colaboradores, clientes e fornecedores.

Mas como “humanizar pessoas”? Todos nós já não somos humanos?

É necessário implantar uma política que possa valorizar o trabalho e ao mesmo tempo fortalecer os laços do colaborador com os objetivos da empresa e vice-versa. E isto pode ser iniciado fortalecendo o trabalho em equipe multiprofissional, ou seja, criando grupos de trabalho, que apoiem a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção dos serviços prestados pela empresa e, principalmente, com a produção de sujeitos.

Ações como encontros temáticos (ex. dia da beleza, comemoração mensal dos aniversários), com colaboradores das diversas áreas da empresa poderão ampliar o diálogo entre as partes envolvidas no processo e promover uma gestão participativa, estimulando práticas resolutivas, racionalizando e adequando o uso das ferramentas disponíveis, respeitando a privacidade e promovendo a ambiência acolhedora e confortável.

O setor de planejamento poderá supervisionar todo o trabalho desenvolvido e há cada período pré-estabelecido deverá reunir o grupo de trabalho para realizar um balanço das atividades.

Acreditamos que em tempos de crise nada melhor que valorizar o funcionário oferecendo-lhe mais qualidade de vida e atenção.

Em alguns hospitais a política de humanização já está surtindo efeito. Empresas públicas estão usando como parâmetro a Política Nacional de Humanização para implantar suas próprias políticas, o que pode ser viável, mas cada empresa deverá criar sua própria política de humanização, pois a garantia do sucesso irá depender somente do comprometimento de todos os atores envolvidos no processo.

São pequenos gestos e ações como esta que muitas vezes modificam processos, sistemas de trabalho, cultura e podem otimizar relacionamentos entre clientes, funcionários, fornecedores e comunidade, colaborando diretamente para o sucesso das atividades organizacionais.

Então sempre que ocorre, a humanização cria condições melhores e mais humanas para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço ou sistema.

Abordar a Humanização é analisar a própria evolução humana, enfatizar a ética e o relacionamento interpessoal.

Portanto, vale ressaltar que mesmo a sociedade valorizando o poder capitalista para sua sobrevivência, seja em qualquer campo dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com