TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização

Seminário: Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

A saúde no Brasil é um assunto complexo e vem crescendo significativamente, alguns possuem condições de pagar pelo serviço particular e com isso os órgãos federais estão viabilizando melhorias no sentido de manter a qualidade para a população. A saúde suplementar contribui com uma grande parcela da população, aos quais possam pagar pelo serviço e consequentemente os órgãos federais estão engajados e com isso a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS ditando normas para regular o setor. (BRASIL,2002)

É crescente a busca por qualidade e a segurança nos serviços de saúde, sendo a qualidade considerada um atributo indispensável de sobrevivência econômica e, mais importante uma responsabilidade ética e social.

Para Novaes (1998), no que se engloba a hospitais, bem como as demais empresas similares a estes, afirma que o desenvolvimento de Programas de Garantia de Qualidade é de suma importância e uma obrigação em termos de eficiência, no que diz respeito do ponto de vista ético e moral.

A contribuição da pesquisa se faz fundamental para um conhecimento amplo de uma gestão na saúde e conscientizar os colaboradores e gestores a respeito da importância da prevenção e promoção, possibilitando a todos conhecimento.

Com várias opções no mercado em abrangência, os planos de saúde privados, se concentram maior número de vida, e os de autogestão, os quais não possuem fins lucrativos, as próprias empresas administram programas de assistência à saúde para seus empregados, tendo maior proximidade da administração do plano com seus clientes. Na prática, os planos comerciais possuem inúmeros intermediários encarregados de negar ou postergar coberturas. Nos planos de autogestão, essas práticas são inexistentes ou bastante atenuadas. (BRASIL, 2002).

A garantida à assistência à saúde é um direito de todo o cidadão. Porém a impossibilidade do Estado em garantir sozinho tal direito, nas últimas décadas no Brasil, surgiram várias empresas ou operadoras que prestam serviço na área de saúde.Visto ser um sistema complexo, pois são vários os agentes desse cenário, surgindo a necessidade de regulamentação desse mercado.

Porém, como é uma área com grandes oscilações, e a partir do desenvolvimento industrial no séc. XIX e frente à necessidade de garantir a produção, viu-se a necessidade de se implantar novas formas de promover assistência à saúde aos trabalhadores, cuja renda era insuficiente para arcar com os custos médico-hospitalares.

No sentido de prevenção, o SUS diversifica a rede de atendimento para elaborar projetos construtivos que possam viabilizar condições onde o profissional possa ter presteza ao atendimento. A prevenção é preconizada nacionalmente pelo Ministério da saúde, objetivando o valorizar e o respeito afetivo ao outro, prestigiando a qualidade de vida entre pessoas em geral. (BRASIL, 2006).

Para a sustentabilidade de um plano de saúde, seja qual for o sistema adotado, é fundamental fazer análise das formas mais viáveis e econômicas de contratação de serviços junto aos prestadores, no caso da auditoria, tanto internas como a externa se torna essencial para uma saúde.

Segundo Antunes (2004), a auditoria ganha importância nas instituições que prestam serviços à saúde, dando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com