TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização

Pesquisas Acadêmicas: Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7

Humanizando a Pediatria: Relato de Experiência do Trabalho Voluntário

Humanizing the Pediatrics: Report of Experience of the Voluntary Work

Douglas Luciano Lopes Gallo1, Celita Salmaso Trelha2

Resumo

O trabalho realizado por integrantes do Projeto Férias Solidárias, executado na Instituição Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis-MT, teve como objetivo a elaboração e execução de um projeto de humanização, através de uma brinquedoteca. Para alcançar esta meta, foram firmadas parcerias com artesãos e doadores de brinquedos e materiais necessários para sua estruturação. Esperou-se assim contribuir para minimizar o sofrimento e impacto causado pela hospitalização em crianças e adolescentes internados, além de sensibilizar os acadêmicos para o trabalho voluntário.

Palavras Chaves: Humanização, Voluntariado, Hospital

Abstract

The work performed by members of the Solidaries Vacation Project at Santa Casa Institution in Rondonópolis-MT, had as purpose to elaborate and to execute a project of humanization, through a toy-library. To reach this goal, partnerships were firmed with artisans and donors of toys and necessary materials for its structuring. We expected with this work to contribute to minimize the suffering and the impact caused by the hospitalization in interned children and adolescents, and also sensitizing the academics for the voluntary work.

Key words: Humanization, Voluntary Work, Hospital

1 Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina; 2 Fisioterapeuta, Docente da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Saúde Coletiva

OBSERVAÇÃO DA REALIDADE

Os voluntários do Projeto Férias Solidárias da Fundação Pró-Saúde na cidade de Rondonópolis – MT, foram divididos em grupos para trabalho em diversas instituições desta cidade, onde deveria ser realizado um projeto de humanização da instituição correspondente. Um destes grupos foi alocado para trabalho junto à Instituição Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis. Este grupo era composto por acadêmicos dos cursos de: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia e Turismo de diversas instituições de ensino superior dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, bem como universitários da Bolívia, que estavam passando suas férias nesta cidade.

A cidade de Rondonópolis fica situada na região sul do estado de Mato Grosso, próximo da capital Cuiabá aproximadamente 200 Km, possui uma população de cerca 160.000 habitantes, tendo como principal fonte de renda o agronegócio. A Santa Casa de Misericórdia é o principal hospital da cidade e região, realizando atendimentos particulares, conveniados e públicos.

Para observação da realidade foi agendada uma visita à instituição, juntamente com duas instrutoras voluntárias do projeto, uma assistente social e uma psicóloga. Na visita ao hospital, foram levantados alguns problemas observados pelos voluntários, como: iluminação insuficiente, umidade excessiva, problemas estruturais e prediais, falta de higiene em alguns setores, presença de muitos pombos nas proximidades do refeitório, ausência de decoração lúdica na pediatria bem como de um espaço reservado para o lazer.

Foram realizadas também visitas à diretoria clínica do hospital, setor administrativo e recursos humanos.

DELIMITANDO O PROBLEMA

Após reconhecimento do local de trabalho foi escolhido o setor de pediatria para elaboração e execução do projeto de humanização. O fato de ser um trabalho voluntário, sem recursos financeiros, inviabilizaria a solução de problemas estruturais da instituição.

A pediatria se mostrava com grande necessidade de um ambiente mais humano, e grande viabilidade para o trabalho dos acadêmicos. A presença de uma área anexa à enfermaria de pediatria, sem utilidade, mostrou-se o ambiente adequado para a criação de uma brinquedoteca. Sendo assim foi escolhido este ambiente para o trabalho (figura 1).

Figura 1 - área anexa à enfermaria de pediatria

O objetivo deste trabalho foi criar um ambiente lúdico (brinquedoteca) e recreativo, que pudesse minimizar o sofrimento advindo da internação de pacientes pediátricos.

Foi proposta também a visita de um voluntário vestido de palhaço, que realizaria jogos e brincadeiras com os pequenos pacientes.

DISCUSSÃO TEÓRICA

O desenvolvimento de uma criança compreende aspectos referentes a fatores emocionais, sociais e intelectuais, que influenciarão em sua qualidade de vida. A sua saúde integral (saúde emocional e intelectual) precisa ser bem cultivada desde a primeira infância para que o jovem e o adulto, no qual a criança irá se transformar, cheguem a ser cidadãos felizes e equilibrados (Cunha, 2000).

Soares (2001) relata que um dos problemas existentes na hospitalização infantil deriva do descuido de aspectos psicológicos, pedagógicos e sociológicos envolvidos nesta situação. Na criança, os efeitos da hospitalização podem variar em função de sua idade, das experiências prévias de hospitalização, de determinadas variáveis individuais e, especialmente, do repertório de habilidades de enfrentamento de cada uma.

A hospitalização leva a criança a confrontar-se com um estado de desamparo, ao perceber sua fragilidade corporal que resultou no adoecimento. O brincar se insere nesse contexto como uma tentativa de transformar o ambiente das enfermarias, proporcionando condições psicológicas melhores para as crianças e adolescentes internados (Junqueira, 1999, 2002).

O brincar é fundamental porque brincando a criança expressa necessidades e desenvolve potencialidades (Cunha, 2000). O desenvolvimento infantil está particularmente vinculado ao brincar. O brincar se apresenta como fundamental tanto ao desenvolvimento cognitivo e motor da criança quanto à sua socialização, sendo um importante instrumento de intervenção em saúde durante a infância (Junqueira, 1999). A recreação no ambiente hospitalar constitui-se num elemento privilegiado para a elaboração de ansiedades decorrentes da situação de desconforto e estranheza decorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com