TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Tese: IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 9

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

1. DIFERENCIANDO IDÉIAS DE OPORTUNIDADES

Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma idéia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça a sua empresas crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.

É importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes, amigos próximos, antes que a paixão pela idéia cegue sua visão analítica do negócio.

Uma idéia sozinha não vale nada. Em empreendedorismo elas surgem diariamente. O que importa é saber desenvolvê-las e, implementá-las e construir um negócio de sucesso.

O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma idéia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam. Uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando atender um público –alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isto é detectar uma oportunidade.

É necessário, portanto, o empreendedor conhecer o mercado onde está atuando, ter visão de negócio e saber ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências, protegendo sua idéia e conhecendo sua concorrência. Caso contrário, o empreendedor terá somente ima idéia e não uma oportunidade.

1.1. Idéia no momento errado

Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia (momento em que a idéia foi gerada). Principalmente em empresas de base tecnológica o timing é crucial, pois a tecnologia evolui muito rapidamente e, com isso, o ciclo de vida de produtos de base tecnológica é cada vez mais curto, exigindo ainda maior inovação e agilidade das empresas para se manterem competitivas no mercado.

Já nos mercados que evoluem em menor velocidade que os de alta tecnologia o que mais importa é o serviço prestado ao cliente.

1.2. A experiência no ramo como diferencial

Procure criar negócios em áreas que você conhece, em que já tem alguma experiência, já trabalhou, ou tem sócios que já trabalharam no ramo. Não arrisque tudo em negócios cuja dinâmica do mercado e forma operacional de tocar a empresa você desconhece, só porque simpatiza com o assunto, ou porque é uma área na qual você poderá ganhar muito dinheiro. Lembre-se que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é conseqüência disto.

O que deve ficar claro é que o empreendedor deve pensar muito bem em que vida quer levar, projetando mentalmente as dificuldades pelas quais passará e se está disposto a encarar o desafio. Deve ainda planejar bem os passos a serem dados e estar capacitado para atuar na área pretendida, fazendo cursos, participando de eventos, treinamentos, feiras, etc., tendo certeza de que conhece o “terreno” onde está pisando.

2

2. FONTES DE NOVAS IDÉIAS

Novas idéias só surgem quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informações pode ser um ponto de partida para novas idéias e identificação de oportunidades.

Informação é a base de novas idéias. Estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos diferentes. O difícil é selecionar a informação relevante, que realmente importa. As pessoas tendem a dar mais importância àquilo que mais gostam, excluindo ou não notando potenciais oportunidades em seções de jornais que não lêem, programas de televisão que não assistem, sites de internet que não acessam... Isto é natural. Mas o empreendedor curioso e criativo sempre está à procura de novas oportunidades e atento ao que ocorre à sua volta.

Apesar de existirem muitas fontes de informações, identificar uma nova oportunidade pode não ser fácil. No entanto, existem algumas dicas que auxiliam o empreendedor nesta tarefa. Uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias é o método de brainstorming (tempestade de idéias), que se baseia no fato de as pessoas serem estimuladas a gerar novas idéias quando estão em grupo, reunidas com outras pessoas. Para não se perder, o grupo define algumas regras básicas, mas sempre evitando inibir a criatividade dos demais. Ao final, muita coisa não é aproveitada, mas geralmente surgem novas formas de se produzir um produto, soluções mais simples para um determinado problema, concepções de novos produtos, etc.

Existem outras forma e técnicas para gerar idéias, mas um requisito básico é que o empreendedor tenha sua mente estimulada e esteja preparado e “antenado” para o que ocorre no ambiente onde vive. Exemplos são apresentados a seguir:

 Conversa com pessoas de todos os níveis sociais e idade, sobre os mais variados temas.

 Pesquisar novas patentes e licenciamento de produto, em áreas onde o empreendedor tem interesse de atuar com um novo negócio.

 Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferência da população, mudanças no estilo e padrão de vida das pessoas e hábitos dos jovens.

 Visitar institutos de pesquisa, universidades, feiras de negócios, empresas, etc.

 Participar de conferencias e congressos da área, ir a reuniões e eventos de entidades de classe e associações.

Enfim, o que o empreendedor deve fazer para estimular sua criatividade e gerar novas idéias é observar tudo e todos, de forma dinâmica, sem se preocupar, em um primeiro momento, se uma idéia é viável ou não, ou seja, se ele tem ou não uma boa oportunidade nas mãos. Essa análise deve ser feita em uma segunda etapa, com base em alguns critérios mais racionais de negócio conforme apresentado a seguir.

3. AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE

Saber se uma oportunidade realmente é tentador não é fácil, pois estão envolvidos vários fatores, entre eles o conhecimento do assunto ou o ramo de atividades em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com