TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IFMS - Empresrial

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DO EVENTO REALIZADO NO POLO

OLIVEIRA, Cleuza Nunes da Silva; Instituto Federal Mato Grosso do Sul, Eldorado/MS; Cleuza_nunes@hotmail.com

OLIVEIRA, Larissa da Silva; Instituto Federal Mato Grosso do Sul, Eldorado/MS; larioliveira.80@hotmail.com

DA SILVA, Neusa Nunes; Instituto Federal Mato Grosso do Sul, Eldorado/MS; neusanunes@hotmail.com

Resumo

O evento realizado no polo, no qual ocorreram diversas palestras, de variados temas de questões sociais, no qual estão voltados para diversidade e a educação ambiental, como: afrodescendência no Brasil, história da cultura indígena, pessoas com deficiência no mundo do trabalho e educação ambiental. Na qual essas palestras trouxeram grande repercussão em nossa sociedade, mudando assim a visão da sociedade, pois o município recatou algumas de nossas soluções sociais que foram apresentadas durante o evento. Com isso houve o crescimento pessoal dos cidadãos, que viram como mudar para melhor a vida em sociedade, onde as atividades práticas diárias enriqueceram o relacionamento social.

Palavra chave: evento; sociedade; mudança; palestras; planos.

  1. Introdução

Na atualidade, percebemos que a população vem buscando cada vez mais soluções para os problemas sociais. Busca trazer a tranquilidade do convívio social, mas como sabemos há diversas pessoas que se importam e outras nem tanto para isto. Para mudar este problema, as pessoas vêm se conscientizando cada vez mais, buscando mostrar as dificuldades, os problemas, na forma de palestra, no qual também é mostrado soluções para cada questão e seus benefícios, mudando assim a visão da população. Apresentando tudo o que pode melhorar abrindo os olhos da sociedade. Mas para por em prática as soluções devem ser elaborado um planejamento, no qual será traçado um objetivo a ser alcançado com a melhor forma de solucionar, criando assim um plano, nisso entra o Plano Diretor, pois é um plano de caráter geral, ou seja, um instrumento básico do desenvolvimento da política urbana. No entanto, tudo isso envolve receitas e despesas para o município, pois a alguns gastos para por este plano em prática, por isso é importante a Lei da Responsabilidade Fiscal, podendo gerenciar melhor aumentando a eficiência na prestação de serviço, incentivando o crescimento e o desenvolvimento do município, que devem ser aplicados em todo país. Há também o módulo burocrático, para realizar esse planejamento, no qual deve haver habilitação e autorização legislativa, para poder liberar os recursos financeiros, para realizar o plano. Com isso nota-se a importância do servidor público para a realização dos planos e objetivos sociais, porque este deve lidar com todos os trabalhos da sociedade municipal.

  1. Desenvolvimento
  1. Fundamentação Teórica

O evento realizado tratou de diversos temas relacionados aos problemas sociais, entre eles sobre educação ambiental. Que tratou dos problemas, como lixo nas ruas, poluição, sustentabilidade, lixos nas encostas de rios, reflorestamento, entre outros. A Legislação dos municípios de Eldorado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo as políticas existentes são relacionadas, as podas e retiradas de árvores em área pública, proibição da queimada de lixo orgânico e inorgânico, reciclagem de papel e uso obrigatório das entidades e órgãos públicos, Proteção Ambiental da área da bacia hidrográfica do Rio Iguatemi, APA Federal, do Parque nacional da Ilha Grande e Aldeia Cerrito. Em nosso município  existem alguns projetos como: campanha para recolhimento de embalagens de agrotóxico, recolhimento de pilhas e baterias, destino correto aos resíduos hospitalares. E isto vem trazendo grande melhoria para a população eldoradense.

  1. Evento realizado no polo IFMS/Eldorado

O evento foi realizado no início do mês de Dezembro do ano de 2013, no polo presencial IFMS/Eldorado na escola Municipal Bairro Cerâmica. O número de estudantes de 10 alunos do Instituto, onde cada grupo apresentou um tema participaram em torno de 20 ou mais pessoas, foram convidadas alguns alunos e funcionários do local, sem contar algumas autoridades e secretários municipais. Os palestrantes foram os próprios alunos, que apresentaram os problemas, as consequências, as soluções e tudo, o conteúdo foi argumentado sobre os temas dados na AS, que trouxe grande reflexão e repercussão, pois trouxe grande reflexão das pessoas que participaram, fazendo com que cada um repensasse sobre seus atos, trazendo benefícios à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com