TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA EMPRESRIAL

Trabalho Universitário: LOGISTICA EMPRESRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 4

A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.

O artigo Logística Reversa, encontrado no site www.guialog.com.br/ARTIGO344.htm (disponível na Midiateca) aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa.

Através da leitura do artigo e do que você aprendeu na unidade de aprendizagem, posicione-se criticamente a respeito da afirmação do autor do artigo, segundo a qual existe um tratamento diferenciado observado na Logística Tradicional e na Logística Reversa. (2,0 pontos)

RESPOSTA: Concordo com o autor, cada vez mais procuramos produtos e empresas que se preocupam com o meio ambiente, que se preocupam com a reciclagem, com a reutilização da mesma embalagem. Quando o consumidor compra esses produtos, sai com a consciência tranquila, pois está ajudando o meio ambiente.

A logística reversa trabalha para garantir o retorno desses materiais em perfeitas condições de reutilização. A logística reversa gera um cuidado maior tanto na conscientização como no manuseio desses materiais. Talvez num primeiro instante, gere um custo maior para aprimorar o processo, mas com o retorno do material logo surgirá uma economia considerável e um equilíbrio desejável com o meio ambiente.

2. O Método dos Mínimos Quadrados é uma técnica matemática que procura encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre a curva ajustada e os dados (tais diferenças são chamadas resíduos).

Descreva uma situação na qual fique evidenciada que o Método dos Mínimos Quadrados é mais adequado que o Método de Médias Móveis Trimestrais. (2,0 pontos)

RESPOSTA: Uma situação que fica evidenciado o uso do Método dos Mínimos Quadrados, é quando temos uma tendência de crescimento, esse método considera tal crescimento e diminui a margem de erros, aumentando a assertividade das previsões. Os picos tem impacto menor, pois todos os pontos tem seu peso, se colocarmos esses dados num gráfico com uma reta, os dados do histórico e a previsão sempre estarão próximos dessa reta, no entanto quando pegamos os mesmos dados e aplicamos o Método das Médias Móveis, somamos tudo e dividimos pelo número de indicadores, obtemos nesse caso uma média e não uma tendência de crescimento.

Ex.: Cálculo da previsão do mês de abril a partir dos dados das vendas de janeiro (50 unidades), fevereiro (60 unidades) e março (70 unidades).

Média móvel: (50+60+70)/3 = 60

mínimos quadrados Y x x2 x multiplica y

jan 50 0 0 0

fev 60 1 1 60

mar 70 2 4 140

total 180 3 5 200

∑Y = N.a + ∑X.b (n= 3 meses)

180 = 3a + 3b

∑XY = ∑X.a + ∑X2.b

200 = 3a + 5b

180 = 3a + 3b (*-1)

200 = 3a + 5b

-180= -3a-3b

200 = 3a + 5b

20 = 2b

b = 10

180 = 3a + 3*10

180-30 = 3ª

a = 50

PREVISÃO

Yp = a + bx

Yp = 50+10*3

Yp = 80

Previsão pelo método mínimos quadrados: 80

3. Curva ABC é um importante instrumento para se examinar estoques, permitindo a identificação daqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.

Ela consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens do estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.

Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou da quantidade, dá-se denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C.

A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.

A empresa XUPITÉU S.A. deseja estabelecer uma classificação ABC nas proporções de custos 50 x 30 x 20. Deseja também saber a proporção de itens A, B e C, bem como obter o gráfico da curva ABC. Com base nos dados indicados na primeira tabela você deverá completar as tabelas abaixo: (3,0 pontos)

50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com