TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ILHA DAS FLORES

Exames: ILHA DAS FLORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “Ilha das Flores” é um documentário que seu curta tem uma temática muito atual, pois a cada ano que passa parece que o mundo vai ficando cada vez mais cheio de problemas de ordem sociais, econômicas e culturais. A primeira imagem que temos do filme é um fundo negro com a informação de que o filme não é ficção, que existe um lugar chamado Ilha das Flores e que Deus não existe. Essa primeira imagem (o fundo negro) e informação contida nele já passa uma impressão de que as senas a seguir não serão tão belas quanto o título que nomeia o documentário o é. O planeta Terra que aparece na sequência, girando em sua trajetória constante, aponta o lugar Geográfico onde fica situada a ilha (Belém Novo, município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, do Extremo Sul do Brasil). Talvez muitos brasileiros não tenham conhecimento dessa ilha, mas com certeza, todos têm consciência dos problemas sociais que acontecem ali, pois são os mesmos em varias partes do país No filme notar que o narrador chama constantemente a atenção para a ideia do humano, algo curioso é que sempre o ser humano está ligado à produção, ao consumo, à venda, ao lucro e ao bem estar próprio. No filme, as características humanas em nenhum momento estão ligadas à preocupação com o próximo. Dessa atitude de nunca se preocupar com o outro surgem as desigualdades sociais, abordadas pelo filme, e que são tão frequentes no nosso país.

Nos últimos anos tem havido uma ampla e forte discussão sobre a queda da desigualdade social no Brasil. Talvez isso ocorra por conta da política de transferência de renda, identificada no governo atual. Mas, diante de várias discussões sobre o assunto o que se nota é que o porquê da queda da desigualdade.

Nesse documentária Ilha das Flores podemos visualizar como o sistema capitalista nos é imposto. Relatando-nos a estupidez causada pela desigualdade social, o egoísmo do ser humano e como o dinheiro nos domina tendo a pobreza e a fome como partes recorrentes da má distribuição de renda. Apesar de termos um telencéfalo altamente desenvolvido, um polegar opositor e sermos livres, não nos tornamos menos vítimas de uma sociedade embasada no consumo, na lei da oferta e da procura, na qual o objetivo maior é o lucro.

Fica bem explícito no documentário que a divisão do trabalho é bastante marcante pelo fato que desde a colheita até o consumo final, cada função é executada de forma a não ter a noção da sua utilização. O curta nos mostra o caminho percorrido de um simples tomate, gerando riqueza e desigualdade no seu percurso. Ilha das Flores é uma ilha localizada do Rio Guaíba, que banha a cidade de Porto Alegre-RS, cenário onde deveriam existir flores, beleza, harmonia, no entanto, tem o lixo como produto principal de utilização, é aonde vai para o tomate podre que uma dona de casa julgou não servir para alimentação da sua família, esse tomate novamente analisado, agora para alimento dos porcos (animais irracionais), não servindo fica a mercê da população que reside próximo.

As pessoas que utilizam o lixo como a sua principal fonte de alimentação, segundo a Teoria de Maslow, que defende como fator primordial as necessidades básicas (fisiológicas), na sua pirâmide ela é a base; alimentação, moradia, saúde; nos mostra de forma clara a exclusão destas pessoas dentro da sociedade, que por não terem oportunidade, educação, conhecimento não luta pelos seus direitos, simplesmente se acomodam e aceitam a sua condição.

Enfim, como área do conhecimento a administração pode contribuir com novas implementações, melhorando a capacidade de realização e práticas benéficas de responsabilidade pública, para que ela venha aumentar de forma efetiva os serviços prestados, criando alternativas destinadas para amenizar e modificar o panorama vigente, melhorando a vida da sociedade a

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »