TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DOS ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

1 - Estrutura de capital.

a. Participação de capitais de terceiros

* De 2012 para 2013 a participação de capitais de terceiros aumentou. O índice representa o grau de dependência da empresa em relação a capitais de terceiros. O ideal era que houvesse uma redução não o aumento como aconteceu.

b. Composição do endividamento

* O índice representa qual o percentual de dívidas que vencem a curto prazo, do total que a empresa tomou do capital de terceiros. Neste caso houve um decréscimo de 2012 para 2013, o que é positivo para a empresa.

c. Imobilização do Patrimônio Líquido

* Este índice mostra quanto o acionista investiu na empresa e está comprometido no Ativo Permanente. Quanto menos, melhor. No caso da Natura houve um aumento de 2012 para 2013. O ideal era a diminuição.

d. Imobilização dos recursos não correntes

* O índice demonstra que há um desequilíbrio na empresa entre o prazo de financiamento e o prazo necessário para a geração de recursos para o pagamentoe.

2 - Liquidez

a. Liquidez Seca

* O índice melhorou de 2012 para 2013. Mostra a capacidade de liquidação das obrigações sem lançar mão do estoque. Para cada 1,00 de dívida existe 1,08 para quitação. Quanto maior o resultado deste indicador, melhor.

 
b. Liquidez Corrente

* O índice aumentou de 2012 para 2013. Para cada 1,00 de dívida a curto prazo, existe 1,42 de capacidade para quitação. O aumento deste valor é positivo para e empresa.

c. Liquidez Geral

* Houve uma queda no índice de Liquidez Geral de 2012 para 2013. Este indicador representa a capacidade de pagamento das dívidas a longo prazo. Quanto maior, melhor. Neste caso a Empresa deve procurar melhorar este índice.

3 - Rentabilidade

a. Giro do Ativo

* Este índice mostra a eficiência com a qual a empresa usa seus ativos para gerar vendas, quantas vezes o Ativo Total se renovou e se a empresa está gerando um volume suficiente de atividade. No resultado da Natura nota-se que houve uma queda de 2012 para 2013, evidenciando que o desempenho não manteve o mesmo nível. Para cada 1,00 de ativo a empresa vendeu 1,16.

b. Margem Líquida

* Este índice indica a capacidade da empresa em gerar lucro. Houve uma queda de 2009 para 2010. Isto indica que a empresa deve rever sua estratégia e verificar o que deve ser alterado para inverter esta situação.

c. Rentabilidade do Ativo

* Este indicador mede quanto a empresa obtém de lucro para cada 100,00 de investimento total, por isso, é visto como ma medida de potencial de geração de lucro. Através da análise deste índice, percebemos que a empresa não foi eficiente em rentabilizar seus recursos em 2010, comparando-se com o exercício anterior.

d. Rentabilidade do Patrimônio Líquido

* O percentual indica que a Natura rentabilizou o capital social em 61,70% no ano de 2011. Quanto maior o índice, melhor.

4 – Dependência Bancária

a. Financiamento de Ativo

* O índice mostra que em 2010 houve uma significativa diminuição de participação das instituições de créditos no total de investimentos. Logo houve um crescimento da participação de capital próprio no negócio. Este resultado é vantajoso para e empresa.

b. Participação de Instituições de crédito no endividamento

* O índice diminuiu de um exercício para outro, indicando que houve uma menor participação de recursos oriundos de instituições bancárias.

c. Financiamento do Ativo Circulante por Instituições Financeiras

* Houve uma queda na participação de recursos provenientes dos bancos no ano de 2010. Em 2009 o índice era de 33,17% contra 12,11% de 2010. Isso mostra que os recursos estão vindo das contas operacionais da Empresa.

RESENHA

A análise de índices tem a função de facilitar a compreensão e monitoramento do desempenho econômico-financeiro de uma Empresa. Analisando os índices econômico- financeiros, chegamos às seguintes conclusões com relação à Natura Cosméticos S/A:
Os índices componentes da análise Estrutural indicam que de 2009 para 2010 houve um aumento do capital de terceiros e no investimento do acionista comprometido no Ativo Permanente. Em contrapartida houve um decréscimo das dívidas com vencimento a curto prazo com relação ao capital de terceiros.
É notável também que a Empresa optou por direcionar uma menor quantidade de recursos para oAtivo Permanente e maior para o Ativo Circulante. Analisando- se os índices de Liquidez, concluímos que a Empresa está em uma boa situação financeira, tendo em vista que, com exceção da Liquidez Geral, todos os índices tiveram crescimento, indicando a siutação a curto, médio e longo prazo.
A situação econômica da Empresa também é boa, passando confiança aos seus acionistas. Os índices de Rentabilidade mostram que a empresa está tendo eficiência em usar seus ativos para gerar vendas. Porém houve uma pequena diminuição na Margem Líquida, de um resultado para outro, que indica diminuição do lucro. É necessária uma reavaliação estratégica da Empresa para saber a origem desta diminuição.
Outro ponto importante é que houve grande diminuição da Dependência Bancária no período. Todos os índices mostraram que em 2010 a Natura contava com mais capital próprio do que de instituições bancárias. No geral as análises demonstram e reafirmam que os números desta renomada Empresa continuam sólidos e transparecem confiança para os acionistas e investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com