TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Dissertações: IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PAULO CÉSAR RAMOS

PRODUÇÃO TEXTUAL

São Mateus

2013

PAULO CÉSAR RAMOS

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Atividade apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Recursos Hídricos; Recuperação de Áreas degradadas; Ética, política e sociedade;Poluição, Resíduos Sólidos e Meio Ambiente; Metodologia científica; Seminário– Análise Ambiental Integrada.

Professores: Thiago Augusto Domingos, Luciana Andréa Pires, Sérgio de Góes Barboza, Rodrigo Trigueiro, Luciana Trigueir e Leliana Casagrande.

São Mateus

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 04

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................05

CONCLUSÃO....................................................................................................09

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................10

04

INTRODUÇÃO

Os problemas ambientais tem aumentado de forma crescente nos municípios brasileiros. A demora por resoluções tem provocado um descontrole em alguns setores estratégicos para a garantia da qualidade de vida, aumentando as enchentes, gerando dificuldades na gestão dos resíduos sólidos e interferência crescente do despejo inadequado de resíduos sólidos, impactos cada vez maiores da poluição do ar na saúde da população e contínua degradação dos recursos hídricos.

É cada vez mais perceptível a complexidade dos processos e a transformação destas cenas nos centros urbanos crescentemente não só ameaçado, mas diretamente afetado por riscos e agravos socioambientais.

Os riscos contemporâneos explicitam os limites e as consequências das práticas sociais, trazendo consigo um novo elemento: a “reflexividade”. A sociedade, produtora de riscos, se torna crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela se torna um tema e um problema para si próprio.

05

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Devido ao grande volume de lixo produzido pela população brasileira em quantidades cada vez maiores, a destinação final adequada dos resíduos, atualmente, é considerada como um dos principais problemas de qualidade ambiental das áreas urbanas no Brasil. Portanto, é evidente a necessidade de se promover uma gestão adequada das áreas de disposição de resíduos, no intuito de prevenir ou reduzir os possíveis efeitos negativos ao meio ambiente ou à saúde pública. A busca de soluções tem envolvido, sobretudo, a recuperação técnica, social e ambiental de áreas de depósitos de resíduos inadequadas.

Metodologias de recuperação de lixões e aterros são desenvolvidas devido à necessidade de implantação de mecanismos de inertização da massa de lixo objetivando o fechamento do lixão e/ou aterro ou o prolongamento da vida útil dos mesmos. Além disso, outra necessidade é de existir um programa de recebimento pelos geradores desses resíduos, fabricantes e comerciantes, dos produtos servíveis ou recicláveis os quais, impropriamente, vão para o aterro sanitário, o qual diminuiria em muito a quantidade de resíduos depositados no lixão, aumentando sua vida útil. Estima-se que mais de 40% (quarenta por cento) do lixo doméstico é constituído por materiais recicláveis, dentre garrafas, papéis, metais e plásticos.

O município, ou os órgãos responsáveis pelo licenciamento, já que se trata de atividade poluente, devem obrigar que as empresas produtoras desses resíduos procedam ao seu recolhimento evitando que esses bens vão ao aterro e contribuam para o aumento da tarifa paga pelo contribuinte, por ocasião do licenciamento ambiental, exigindo a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis.

A irregular descarga de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causa grande desconforto e acarreta inúmeros malefícios à saúde

06

dos gera 1.300 novas baratas, transmitindo doenças como o vírus da poliomielite e bactérias intestinais. moradores da região, em conseqüência do mau cheiro e da proliferação de moscas, roedores, baratas e outros vetores. As moscas apresentam um ciclo reprodutivo de 12 dias e botam cerca de 120 a 150 ovos por dia, sendo responsáveis pela transmissão de cem espécies patogênicas; os roedores transmitem doenças tais como a leptospirose e a salmonelose, e em apenas um ano de vida uma fêmea gera 98 novos ratos; as baratas, por sua vez, se reproduzem exageradamente.

A etapa inicial de recuperação de áreas degradadas por disposição de resíduos sólido corresponde à avaliação das condições de comprometimento ambiental do local. Isto pode ser realizado através de análises das águas superficiais / subterrâneas e de sondagens para conhecimento do estágio de decomposição dos resíduos e das condições de estabilidade e permeabilidade do solo. Esta etapa busca determinar as vias potenciais de transporte dos contaminantes e os riscos ambientais à população e à ecologia.

A segunda etapa consiste na seleção de atividades remediadoras. Essas atividades têm o objetivo de reduzir a mobilidade, toxicidade e volume dos contaminantes e estabilização do solo.

São adotadas, nesse contexto, ações de tratamento primário ou físico da área, tratamento secundário e terciário, seguido, por fim, do monitoramento ambiental da área. Ressalta-se que as intervenções para a recuperação de aterros também incluem o controle/gestão ambiental e a ocupação do solo de maneira lógica, prática e economicamente viável. Assim, simultaneamente ao processo de remediação, deve ser iniciada a implementação de um Programa de Gestão, seja do aterro sanitário revitalizado ou da área encerrada, compreendendo a drenagem de chorume, águas pluviais e gases (ALBERTE, 2003).

O impacto causado por determinados resíduos podem trazer conseqüências irreversíveis ao meio ambiente. Na questão do lixo doméstico, por exemplo, tem-se o problema das pilhas de rádio, que são comumente

07

colocadas dentro dos sacos de lixo (que são de plástico). As pilhas contém mercúrio, substância que representa um dos mais sérios e graves problemas de contaminação do homem e do meio ambiente. Ao ser depositado no "lixão", o mercúrio contamina a terra e a água (lixiviação para o lençol freático), entrando com facilidade na cadeia alimentar, o que representa um perigo potencial para o homem, já que ele se alimenta dos peixes ou aves das áreas vizinhas aos lixões. A ação tóxica do mercúrio afeta o sistema nervoso central, provocando lesões no córtex e na capa granular do cérebro. São observadas alterações em órgãos do sistema cardiovascular, urogenital e endócrino. Em casos de intoxicações severas, os danos são irreparáveis.

Neste contexto, a implantação de um programa de recuperação de uma área tem como objetivo minimizar ou eliminar os efeitos adversos decorrentes das intervenções e alterações ambientais inerentes ao processo construtivo e à operação do empreendimento, as quais são potencialmente geradoras de fenômenos indutores de impactos ambientais que manifestar-se-ão nas áreas de influência do empreendimento. Para um projeto de recuperação como este seria necessário avaliar alguns tópicos como os que se seguem:

O aterro controlado e o sanitário são métodos de disposição final de lixo no solo que podem ser amplamente empregados. Mesmo as instalações de reciclagem, incineração e compostagem precisam de um local onde sejam descartados, de forma apropriada, as sobras e os refugos provenientes do processamento do lixo. Neste caso, o aterro pode servir também como alternativa em situações de emergência motivadas por interrupções eventuais da instalação industrial.

Os maiores problemas para a implantação de aterros são: a possibilidade de se poluir o solo e cursos de água superficiais ou subterrâneos; a necessidade de supervisão constante de modo a garantir a manutenção das mínimas condições ambientais e de salubridade; a geração de gases a partir da decomposição do lixo aterrado; a necessidade de terrenos disponíveis para a instalação do aterro próximos aos locais de produção do lixo, já que o custo

08

de transporte é muito elevado na limpeza urbana em virtude do baixo peso específico do lixo; a resistência dos moradores nas cercanias do aterro que, muitas vezes, por não serem ouvidos e devidamente esclarecidos quanto ao problema, acabam por criar impasses desgastantes para a Administração Municipal, e consequentemente problemas para toda a população.

09

CONCLUSÃO

Os resultados obtidos no presente trabalho permitiram verificar a adequação da análise multicritérios à temática dos lixões e podem servir de indicador às ações na busca por alternativas para recuperação dos locais de disposição inadequada de resíduos. Outras medidas de controle e mitigação podem ser inseridas, entre elas o monitoramento da qualidade de água nas proximidades, a análise da eventual necessidade de relocação de maciços de resíduos existentes, a implantação de sistemas de impermeabilização e drenagem superficiais e o isolamento total de áreas.

Acredito que a solução para os problemas ambientais causados pelos lixões deve também passar pelos estudos econômicos de toda a cadeia de geração de resíduos, uma vez que a implantação e operação dos serviços de limpeza urbana são custeadas preferencialmente por tarifas e taxas municipais. O Estado deve desenvolver mecanismos econômicos que incentivem os Municípios a adotar soluções integradas de gestão, tais como os consórcios intermunicipais e programas de coleta seletiva, preferencialmente realizados em parceria com organizações de catadores. As ações de fiscalização devem ser intensificadas, para que se proíba o tanto o lançamento de resíduos sólidos “in natura” a céu aberto, sem tratamento prévio, em áreas urbanas e rurais, quanto a sua queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não licenciados para essa finalidade.

10

BIBLIOGRAFIA

ALBERTE, Elaine P. V. Análise de Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas por Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos:Lixões, Aterros Controlados e Aterros Sanitários. Bahia – Brasil, Faculdade de Tecnologia e Ciências, Salvador, 2003.

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »