TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA INFORMATICA NA AGRONOMIA

Casos: IMPORTANCIA DA INFORMATICA NA AGRONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  5.585 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A internet com certeza revolucionou as cidades e os campos, com a chegada da internet ao campo o aumento do conhecimento disparou. A informática ajuda os agricultores em varias de suas atividades diárias principalmente quando se trata de desenvolvimento econômico, permitindo assim melhor qualidade e quantidade em um tempo recorde graças a tão avançada informática. A sua presença é cada vez mais importante e imprescindível em praticamente todos os campos da atividade humana. Pouco se faz, atualmente, sem a utilização, por menor que seja, de algum recurso computacional a informática também revolucionou as máquinas do campo e com isso a agilidade e a porcentagem de erros diminuiu de forma significativa, proporcionando um retorno econômico agradável ao agricultor.

Palavras-chave: tecnologia, internet, agricultura.

Introdução

Em meados dos anos 80, as introduções das tecnologias da informação bem como a biotecnologia constituíram a base de um novo salto tecnológico da agricultura mundial. As tecnologias da informação ou informática, forma como é empregada no Brasil, é termo atribuído às atividades que compreendem processamento de informação e comunicação integrada através de equipamentos eletrônicos (RODRIGUES,1988).

Existe uma contribuição importante para o avanço da informática na agricultura nacional na qual tem sido a redução nos custos de acesso a tecnologia da informação. Enquanto os custos de hardwares caíram cerca de 20% ao ano, o poder computacional decuplicava a cada 4 ou 5 anos(SILVA,1992). Também devem ser considerados outros fatores de expansão, a maior disponibilidade de softwares para esse mercado, adicionados a melhoria de qualidade dos produtos lançados e ao dinamismo das transformações no ambiente econômico, sempre mais competitivo, exigindo dos produtores rurais um posicionamento empresarial frente aos seus negócios e cada vez mais investimentos em tecnologias de ponta e em informações visando a sobrevivência econômica.

Desenvolvimento

Para a realização de uma agricultura precisa e rentável existe vários métodos de trabalho para que esse resultado seja positivo, portanto pode ser lento e não trazer benefícios, mas com o avanço tecnológico da informática esse procedimento poderá ser realizado com maior agilidade, através de aparelhos de GPS maquinas computadorizados os trabalhos no campo tornaram mais precisos, permitindo ao produtor ganho de tempo e maior lucratividade.

Resultados e Discussão.

A informática tem um grande papel na agronomia podendo trazer ao produtor maior produtividade e qualidade dos produtos produzidos proporcionando tranqüilidade e melhor desempenho de sua lavoura, permitindo assim maiores lucros em menor tempo com melhor qualidade, veja figuras 1, 2, 3.

Figura 2;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com