TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Informática Na Logística.

Artigos Científicos: A Importancia Da Informática Na Logística.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  6.909 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Informática

Tema: A importância da informática na logística.

Introdução.

Nos tempos atuais a tecnologia tem ganhado cada dia mais espaço, sendo hoje ferramenta indispensável para nossa vida cotidiana e para todas as empresas.

Toda empresa necessita ser informatizada para se manter no mercado de trabalho facilitando processos burocráticos, otimizando processo produtivo, auxiliando gerenciamento de estoques e etc. Com isso a informática vem revolucionando a indústria tornando as empresas cada dia mais competitivas.

A Informática na Logistica.

A logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços de informação associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

A cada dia que passa o fluxo de informações se torna fator de grande preocupação e importância nos processos que envolvem as operações logísticas.

Os conjuntos básicos de informações logísticas incluem pedidos de clientes, necessidades de estoque, programação de atividades dos depósitos, documentação de transporte e faturas.

Antigamente, o fluxo de informações era documentado principalmente em papel, resultando em lenta transferência de informações, sendo a mesma pouco confiável e propenso a erros.

O fluxo de informação documentado em papel aumenta o custo e diminui a velocidade operacional reduzindo a satisfação do cliente pela dificuldade em disponibilizar uma informação quando solicitada, proporcionando perda no mercado em que atua.

Hoje existem vários sistemas desenvolvidos para operações logísticas porém os principais sistemas de informações gerenciais dão suporte aos processos globais da empresa, abrangendo todas as unidades organizacionais e conectando a empresa a seus clientes e fornecedores.

Dentro dos processos logísticos se destaca os sistemas (ERP) sistemas para toda a empresas, (WMS) sistemas para centros de distribuição, (TMS) sistemas para empresas de transporte.

Conclusão

O uso eficaz da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da idéia de ferramenta de produtividade, sendo muitas vezes fator crítico de sucesso. Hoje, o caminho para este sucesso não está mais relacionado somente com o hardware e o software utilizados, ou ainda com metodologias de desenvolvimento, mas com o alinhamento da TI com a estratégia e as características da empresa e de sua estrutura organiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com