TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA PARTICIPAÇÃO

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA PARTICIPAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA

1. INTRODUÇÃO

As últimas décadas estão sendo caracterizadas por profundas alterações no mundo dos negócios. Observam-se mudanças econômicas, tecnológicas, administrativas, que dão ênfase à qualidade.

Nesse contexto, a educação é um dos fatores de desenvolvimento econômico e meio de seleção e ascensão social dos indivíduos, estando sua função intimamente ligada ao mercado de trabalho, que exige indivíduos eficientes, economicamente produtivos e em constante aperfeiçoamento profissional.

Na administração da educação, as funções básicas de estabelecimento de políticas e de gestão da educação, assim como a resultante organização e funcionamento das instituições educacionais, são fatores decisivos no desempenho e no nível de qualidade de sua prática.

Durante longo período, a administração da educação, em nível fundamental, consistiu numa tarefa bastante rudimentar. O diretor era encarregado de zelar pelo bom funcionamento de sua escola. Hoje, tal perspectiva está ultrapassada.

As transformações que surgiram tanto no interior do sistema de ensino, quanto no meio social provocaram mudanças na concepção da educação, do papel da escola na sociedade e do papel do professor no processo de aprendizagem.

Cada vez mais se ouve falar de gestão democrática e da participação das famílias e da sociedade no processo de tomada de decisão no ambiente escolar.

Nesse contexto, a possibilidade de um diálogo entre a escola e a sociedade passa pela capacidade que essa tiver de interrogar as práticas ou comportamentos de dominadores e dominados, no interior escolar e pela capacidade de professores e gestores de ouvir o ambiente externo representado, principalmente pelos familiares dos alunos.

2. QUESTÃO PROBLEMA

A pesquisa que ora me proponho realizar, abordará a questão da importância da gestão participativa vista pelo prisma administrativo, ou seja, as relações entre o modelo organizacional adotado pelas instituições escolares e os resultados obtidos pelos gestores, orientadores, corpo docente e discente e dos amigos da Instituição.

3. JUSTIFICATIVA

Uma das mais importantes e comentada forma de gestão atual é a gestão participativa.

Na gestão tradicional, essa participação acontece apenas quando há interesse da escola, as pessoas são chamadas a participar e a se envolver com os problemas escolares numa estratégia, já que as decisões e ações já foram previamente definidas pelos gestores.

No entanto na gestão participativa, a participação está relacionada ao envolvimento da comunidade em que a escola está inserida, senão em todas, mas na maioria das ações e decisões escolares.

Diante dessas considerações tecidas me ponho a pensar a respeito da gestão que temos nas escolas. Que gestões são essas? Será que existe verdadeiramente, gestão participativa nas escolas? Será que a direção da Rede Estadual de Bom Jesus do Itabapoana tem uma gestão participativa? O que os professores e funcionários acham da gestão do Colégio Estadual Padre Mello, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana?

Como já foi dito anteriormente, na escola democrática, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da gestão e concretização dos objetivos por ela propostos.

Nesse sentido, a democracia está associada ao conceito de participação. PROCAD (2001),

Participação para uma pedagogia crítica, é transformar a escola em espaço público em que diferentes vozes tenham possibilidade de articular seus discursos, estabelecendo um diálogo no quais as diferenças sejam respeitadas, tendo como objetivo a busca do bem coletivo. (p....).

Com essa pesquisa pretendo abrir novos horizontes que me ajudem a construir novos conhecimentos sobre gestão participativa. Nesse momento de mudanças na educação pareceu-me oportuno estudar e ampliar meus conhecimentos em relação a gestão escolar.

Sendo assim, pretendo desenvolver essa pesquisa com professores e demais funcionários do Colégio Estadual Padre Mello de Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, no intuito de investigar o que pensam da gestão escolar da referida escola. Penso que tal trabalho se justifica, por ser uma das mais importantes e comentadas forma de gestão atual – a gestão participativa.

3. OBJETIVOS:

3.1 GERAL:

Avaliar a influência e a importância do módulo de gestão participativa adotado pela instituição escolar, até que ponto esse modelo de gestão contribui no processo ensino-aprendizagem.

3.2 ESPECÍFICOS:

Compreender as diversas formas teóricas de gestão escolar e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem.

4. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Escola e democracia são normalmente associadas por grande parte das pessoas, incluindo os educadores, pois, teoricamente trata-se de uma instituição a que todos têm direito. No entanto a partir da década de 70, a escola passou a ser questionada quanto o seu papel de inclusão social. Essa exclusão escolar está diretamente relacionada às práticas e ações da mesma. São considerados exemplos destas práticas a gestão centralizadora, a relação distante entre professores e alunos, e destes com os saberes e a forma de divisão dos alunos em classes, dentre outros.

A partir disso, é possível, hoje, pensar-se em uma educação mais inclusiva. No PROCAD (2001),

Nessa direção, colocam-se as propostas de mudanças na estrutura da escola e do ensino, adotando-se formas de gestão descentralizadas, fundamentadas em processos participativos, organizando-se ciclos de aprendizagem e currículos multiculturais, e utilizando-se métodos ativos de ensino e avaliação formativa. (p.34).

Deve-se atentar também para o fato de a escola estar inserida em um ambiente em constante mudança. Novas tecnologias, novas culturas, diferentes pessoas impulsionam a mudança dentro da escola. Dessa forma, a escola tem que estar sempre em sintonia com o ambiente externo, pronta para se adaptar aos novos cenários.

De acordo com PRAIS (1992);

A gestão democrática possui um duplo significado: pedagógico, porque pode levar a escola pública a ajudar na construção da cidadania, educando com responsabilidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com