TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES DE PROFESSOR / ESTUDANTE

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES DE PROFESSOR / ESTUDANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 9

Palavras-chave: Brincar; Lúdico; Professor.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos a importância da relação professor/aluno. De que maneira se pode estabelecê-la.

Terá ênfase na relação com jogos e brincadeiras. Como essa relação estabelecida com brincadeiras pode auxiliar no processo de formação de sua personalidade adulta.

Dois exemplos de práticas de como desenvolver esta relação através de brincadeiras.

2 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

A importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem é a necessidade de construir práticas educativas que possibilitem a reflexão e construção do conhecimento nos problemas que ocorrem na educação infantil e no decorrer do processo. O papel do professor é organizar, construir conhecimento crítico, reflexivo em seus alunos, compartilhando embasamentos teóricos como os de Paulo Freire. No processo de construção do conhecimento pedagógico, a interação familiar na escola é muito importante, pois é por meio dela que o conhecimento vai se construindo e a relação professor aluno proporciona construção coletiva do conhecimento.

A escola necessita ser pensada como preparação para a vida, na função de preparar cidadãos do mundo. De acordo com Pérez Gómez (2000), a escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, mas que direciona a construção de significados compartilhados entre o aluno e o professor. A construção desses significados compartilhados enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão. A mesma necessita da individualidade e da coletividade ao mesmo tempo, a qual envolve diversos aspectos da escola, ou seja: as relações entre o ensinar e aprender com diversas trocas de informações, a interação de indivíduos que participam da cultura escolar, além dos processos curriculares, pedagógicos e administrativos haverá o compartilhamento de informações e interação da cultura escolar.

Deve-se pensar a escola como um ambiente atrativo para professores, alunos e os profissionais nela atuantes, para que estes possam se sentir convidados a participar desta atmosfera de conhecimento que dia após dia é construída por professores e alunos, aproveitando o conhecimento prévio que é trazido por todos. É preciso que os docentes reinventem a educação, tendo como foco uma visão educacional, usufruindo do conhecimento já construído e produzindo novas experiências no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. (ASSMANN, 2007).

O professor precisa utilizar-se de mais dinâmicas e atividades que mexam com a criatividade do aluno, principalmente na educação infantil, abrir novos horizontes culturais de acordo com a realidade e imaginação de cada indivíduo. O processo ensino-aprendizagem compreende ações conjuntas do professor e do aluno, estimulando a criatividade, interação e afetividade do aluno.

Deve-se conhecer os diversos tipos de atividades, suas características e potencialidades educacionais: jogos, historias, dramatizações e canções, entre outros; bem como suas formas de aplicação. E, a partir disso, adaptá-las e aplicá-las da melhor maneira em sala de aula.

Compreender a escola como organização educativa exige a consideração da sua historia ao longo do tempo na sociedade, das suas especificidades, bem como do seu processo de institucionalização ao longo do tempo. Seguindo essa linha de pensamento, Alarcão (2001) aponta uma mudança paradigmática, uma visão e pensamento diferente da escola, saindo de uma concepção tradicional para uma concepção reflexiva, onde será capaz de gerar conhecimento sobre si próprio, fazendo significado a sua própria história.

O ensino com jogos e brincadeiras é um meio fundamental do progresso intelectual dos alunos e uma combinação adequada na educação infantil. Brincar explora uma variedade de experiências em diferentes situações. É vital em um clima educacional baseado em temas e currículos competitivos cujo brincar é uma parte tão essencial na educação infantil, na ludicidade as percepções que as crianças têm da vida estão inseparavelmente ligadas a um mundo onde a fantasia e a realidade andam juntas.

Devemos mostrar um clima de segurança, confiança, afetividade, incentivo, elogios e limites colocando de forma sincera, clara e afetiva que dão o tom de qualidade da interação entre adultos e crianças. O educando consciente de que o vínculo é para a criança, reconhece e valoriza a relação interpessoal, jogos e brincadeiras.

Ensinar através dos jogos proporciona a criança um desenvolvimento mútuo tanto na brincadeira quanto na educação propriamente dita alfabetização e na coordenação motora. Os jogos com movimentos são fontes de prazer, alegria e afeto para o desenvolvimento motor, assim com auxilio dos jogos as aulas ficaram mais alegres e as crianças passaram a aprender com mais facilidade sem se cansarem e as aulas serão ricas em conhecimentos.

Os jogos e as brincadeiras tradicionais aqueles que vêm sendo preservados por gerações são características de fácil assimilação, no desenvolvimento como uma forma prazerosa no contexto lúdico, foram aceitos coletivamente por nossas crianças. Os brinquedos tradicionais são criados e confeccionados pelas nossas crianças, aquele que são passados de geração por geração, esses, fazem partes da cultura do nosso povo.

No mundo lúdico a criança encontra equilíbrio entre o real e o imaginário, acrescentando em sua vida interior, descobre o mundo e torna-se operativa. Entendemos que o jogo é uma possibilidade e necessidade humana, que se desenvolve em todas as idades e diversidades, sendo que vem facilitar a aprendizagem no desenvolvimento pessoal e social, embora grande parte da aprendizagem moral ocorra implicitamente na consciência da vida escolar, devemos reservar tempo para educação moral e social.

A maneira de brincar influencia na criatividade das crianças, quando uma criança tem mais oportunidades, as experiências para usar sua imaginação são maiores para seus desafios por meio da sua reflexão. Brincar e jogar são processos que proporcionam uma aprendizagem boa e resulta num comportamento lúdico. O professor é um organizador atuante da aprendizagem, que reconhece e apóia as oportunidades para as crianças aprenderem.

Os brinquedos, como os jogos, ajudam as crianças nas habilidades motoras e amplia a inteligência, a criatividade, a habilidade, a comunicação, a concentração, trabalha a moralidade e principalmente o trabalho em equipe, que, por sua vez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com