TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICÁCIA DO PROFESSOR E DO ESTUDANTE COMO A EFICIÊNCIA DO FACILITADOR DE EFICÁCIA RELATIVA AO PROFESSOR E ESTUDANTE COMO UM ELEMENTO DE PROMOÇÃO DE FORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: A EFICÁCIA DO PROFESSOR E DO ESTUDANTE COMO A EFICIÊNCIA DO FACILITADOR DE EFICÁCIA RELATIVA AO PROFESSOR E ESTUDANTE COMO UM ELEMENTO DE PROMOÇÃO DE FORMAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.739 Palavras (23 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 23

A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO ELEMENTO FACILITADOR DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

"As emoções, assim como os sentimentos e os desejos, são manifestações da vida afetiva. Na linguagem comum costuma-se substituir emoção por afetividade, tratando os termos como sinônimos. Todavia, não o são. A afetividade é um conceito mais abrangente no qual se inserem várias manifestações." Henri Wallon.

RESUMO

A escola é um espaço privilegiado de construção de saberes, onde a interação social é determinante na formação do sujeito ativo, autônomo, crítico e participativo, um cidadão que modifica e é modificado pelo meio. A palavra afeto vem do latim affectur (afetar, tocar) e constitui o elemento básico da afetividade. Pode-se compreender que afetividade e inteligência são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização. A afetividade tem sido valorizada por vários educadores e especialistas que a concebem como fator primordial na relação entre professores e alunos. A dinâmica da relação professor-aluno pode ser a chave capaz de revitalizar o conceito de aula que persiste ainda hoje, apesar de o professor se encontrar muito mais preparado intelectualmente. Talvez o que esteja faltando seja justamente dar ao afeto o seu devido espaço, à motivação o caráter de “beijo socrático”, capaz de despertar no discípulo o desejo de aprender.

Palavras Chave: Afetividade, Aprendizagem,Professor,Aluno.

SUMÁRIO

2 – INTRODUÇÃO

A escola é um espaço privilegiado de construção de saberes, onde a interação social é determinante na formação do sujeito ativo, autônomo, crítico e participativo, um cidadão que modifica e é modificado pelo meio.

A palavra afeto vem do latim affectur (afetar, tocar) e constitui o elemento básico da afetividade. Pode-se compreender que afetividade e inteligência são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização.

Nesta interação há um elemento central a ser considerado: a relação professor-aluno, em que os agentes do processo ensino-aprendizagem, atores principais da Educação, ao mesmo tempo são ensinantes e aprendentes, produzem cultura e são influenciados por ela. Ambos constroem o conhecimento através de uma mediação recíproca, de um amplo sistema motivacional e lingüístico, eficiente o bastante para conferir significados a uma aprendizagem real, vivida por indivíduos reais, por vezes idealizados pelos equívocos de práticas e metodologias que dificultam a criação de vínculos afetivos.

A afetividade tem sido valorizada por vários educadores e especialistas que a concebem como fator primordial na relação entre professores e alunos.

Este trabalho pretende refletir sobre este elemento viabilizador do processo de ensino e do processo de aprendizagem e de como a dimensão afetiva pode influenciar a qualidade dotrabalho em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A dinâmica da relação professor-aluno pode ser a chave capaz de revitalizar o conceito de aula que persiste ainda hoje, apesar de o professor se encontrar muito mais preparado intelectualmente.

Talvez o que esteja faltando seja justamente dar ao afeto o seu devido espaço, à motivação o caráter de “beijo socrático”, capaz de despertar no discípulo o desejo de aprender.

O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre a importância da afetividade como elemento facilitador da aprendizagem significativa através da relação professor e aluno.

O trabalho foi realizado através de revisão de literatura e pesquisa de campo por amostragem. Os objetivos específicos foram analisar como o professor concebe a afetividade na construção da sua relação com o aluno no dia-a-dia da sala de aula; de que forma a afetividade ocupa um papel central nessa construção e qual seria a relação destes elementos/sujeitos com a aprendizagem escolar eficaz e significativa.

Foram pesquisadas opiniões de alguns autores sobre o tema, abordando em especial a questão da motivação para aprender e verificar qual é o elo que une a afetividade, a motivação e a aprendizagem significativa, capaz de levar o aluno ao sucesso escolar.

Ser um bom professor é ser capaz de atuar de forma afetiva e efetiva na vida, no imaginário e na aprendizagem do aluno. Ser um professor resiliente é ser capaz de desenvolver a resiliência em seus alunos, ou seja, acapacidade de superar traumas, perdas e dificuldades e aprender com alegria e sucesso.

Este trabalho pretende responder às seguintes questões: Qual é a relação existente entre a afetividade e a motivação? Como o professor pode transformar sua prática pedagógica pelo viés da afetividade produtiva? O que vem a ser afetividade produtiva? Como a relação professor-aluno pode contribuir para uma aprendizagem significativa e eficaz, com vistas à atuação sobre as dificuldades de aprendizagem geradoras do fracasso escolar? O que significa ser um professor afetuoso, competente e hábil no relacionamento com o aluno? O que a resiliência e a afetividade têm em comum e como podem levar o aluno ao sucesso na escola e na vida?

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo em dez escolas da rede pública municipal de Itaúna através de aplicação de questionários respondidos por vinte professores do Ensino Fundamental, a fim de verificar qual é a importância da afetividade como instrumento motivador e o impacto dessa afetividade na relação professor-aluno, na concepção dos professores dos anos iniciais.

Todos os dados obtidos foram analisados e relacionados ao referencial teórico.

3 – A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A afetividade é a dinâmica mais profunda e complexa de que o ser humano pode participar. Inicia-se a partir do momento em que um sujeito se liga a outro pelo amor -- sentimento único que traz no seu núcleo outro, tambémcomplexo e profundo: o medo da perda.

Quanto maior o amor, maior o medo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com