TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DOS DIAGNÓSTICOS DOS REQUISITOS EDUCATIVOS POR ORGANIZAÇÕES

Tese: IMPORTÂNCIA DOS DIAGNÓSTICOS DOS REQUISITOS EDUCATIVOS POR ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

CAMPO GRANDE, 17 DE OUTUBRO DE 2014.

IMPORTÂNCIA DE SE DIAGNOSTICAR AS DEMANDAS EDUCACIONAIS POR PARTE DAS ORGANIZAÇÕES.

A identificação das demandas empresariais em se tratando de conhecimento a ser construído por intermédio de ações em educação profissional, transformou-se em importante ferramenta para o aumento da eficiência empresarial e do atingimento dos objetivos corporativos, com isso, passou a determinar diretrizes para a melhoria contínua. Quando falamos das demandas educacionais, referimos às necessidades em uma perspectiva de evolução continuada. Não há empresas que não possua demandas por desenvolvimento de seu capital intelectual. Empresas são constituídas por pessoas e, pessoas, por definição, são seres incompletos e por isso mesmo em constante processo evolutivo, especialmente se considerarmos tal afirmativa no aspecto do conhecimento.

Existem três dimensões diferentes e interdependentes de demandas da empresa por conhecimentos, habilidades e atitudes que necessitam ser contempladas pelos programas de educação empresarial. São elas: dimensão pessoal, dimensão resultados e dimensão organizacional.

Segundo Chiavenato (2004), em relação à hierarquia apresentada, encontramos a proposta de três estratégias diferenciadas para identificá-las: A primeira consiste no desenvolvimento de um inventário da empresa, a partir do qual seriam diagnosticados fatores demonstrativos de déficit de desempenho. Na segunda estratégia, há uma retroação direta, a partir daquilo que os profissionais visualizassem como necessidades de capacitação para o trabalho. Tal inventário seria gerado a partir de depoimentos pessoais sobre suas demandas profissionais em termos de conhecimentos, habilidades ou atitudes que os mesmos julgassem necessários para que suas atividades fossem desempenhadas com um padrão superior de atuação. E a terceira estratégia metodológica refere-se à análise crítica da visão de futuro pretendida pela organização.

Considerando as estratégias descritas, fica clara uma associação com princípios pedagógicos aplicados à Educação formal, na medida em que concebem o planejamento de suas ações educativas, e consequentes intervenções. Nos “testes de sondagem” são verificados os níveis de competência de cada aluno em relação aos conhecimentos prévios necessários à aprendizagem de determinado conteúdo. É clara a diferenciação das estratégias para o diagnóstico das demandas de conhecimentos, habilidades e atitudes quando se aborda a correção de déficit de desempenho ou de pró-atividade com foco em resultados.

Nas organizações a Educação Corporativa não tem suas fronteiras restritas à estrutura empresarial e aos seus empregados. As relações da organização com clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo com a sociedade, influenciam seu processo de gestão e desenvolvimento. Estas relações compõem uma cadeia de valor que impacta a concretização das metas empresariais e o alcance dos resultados do negócio. A gestão das organizações, por mais autossuficiente que seja, sofre as influências destes agentes interventores e afetam sua evolução. A interpretação, no contexto de Educação Corporativa, de cada um dos componentes dessa cadeia de valor pode ser considerada da seguinte forma:

No que se refere aos clientes, o conhecimento sobre suas áreas de desempenho, problemas, necessidades e expectativas é essencial para que a organização possa oferecer produtos e serviços adequados, fascinantes e inovadores. Dessa forma, o cliente integra a Educação Corporativa por meio do compartilhamento de dados, informações e ideias que envolvem a relação comercial. Ele fornece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com