TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO - PROCESSO NECESSÁRIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Resenha: INCLUSÃO - PROCESSO NECESSÁRIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

INCLUSÃO – UM PROCESSO NECESSÁRIO NA SOCIEDADE ATUAL

O processo inclusivo como é retratado é um movimento ligado à valorização de todas as pessoas, independente de usas diferenças individuais, inclusive àquelas com deficiências. E em relação ao processo educativo a escola que cuida desse processo inclusivo é aquela que conhece cada aluno, respeitar suas potencialidades e necessidades e a elas responde, com qualidades pedagógicas e nisso o aluno é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional.

A educação inclusiva implica em transformações no contexto educacional, transformando ideias, de atitudes e da prática das relações sociais, tanto no âmbito político, no administrativo, como no didático-pedagógico.

E ligado a isso no mesmo contexto compreende-se que na educação inclusiva o apoio aos indivíduos com necessidades educacionais especiais é fundamental para que a educação especial aconteça.

Isso por que a educação especial é uma educação que atua de forma organizada para atender de maneira especifica e precisamente alunos com determinadas necessidades especiais.

E enquanto a escola desenvolve um processo inclusivo buscando adequar seu espaço as necessidades dos alunos, a escola que conta com uma parceria da educação busca apoiar, complementar, suplementar ou em alguns casos substituir os serviços ofertados pela escola regular, dependendo da necessidade de cada criança. Nesse processo a oferta da educação especial estende-se da educação escolar, educação básica e superior.

E levando-se em conta as necessidades educacionais especiais de cada aluno, é preciso que a escola esteja atenta as problemáticas apresentadas referente a aprendizagem ao longo de sua escolarização, uma vez que as exigências, atenções e recursos precisam ser redobrados.

Essa expressão “necessidades educacionais especiais”, segundo autora Fernandes (2007) pg, 59,

tornou-se bastante conhecida, especificamente depois de sua utilização na Declaração de Salamanca, com a intenção de atenuar as terminologias negativas que rotulavam os alunos como deficientes, anormais, retardados, excepcionais, incapazes, entre outras.

É preciso nesse sentido que a escola em parceria com os centros existentes no município busquem meios para facilitar a vida e convivência desses alunos, buscando sua socialização e inclusão.

Seguindo essa linha vemos que a sociedade ainda demonstra preconceitos e descasos quanto as pessoas que apresentam necessidades educativas especiais, muitos ainda encaram esses indivíduos como anormais. Os estudos mostram e revelam que isso ainda ocorre devido a falta de conscientização da população, muitas vezes pelo excesso de ignorância, nesse sentido é preciso que se estabeleça metas e busque através de ações educativas de conscientização, em parceria com secretarias do município e prefeitura, colaborando com as unidades escolares.

Apesar das evoluções conquistas, ainda há muito a fazer, desafios a superar e barreiras a ultrapassar, mas é preciso considerar que cabe à educação oferecer sua parcela de contribuição nas transformações sociais, contudo ela não é responsável pelas ações de conscientização.

O processo de inclusão deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com