TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO SOCIAL

Artigos Científicos: INCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

1. Tema: INCLUSÃO SOCIAL PERANTE AS NECESSIDADES ESPECIAIS

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim ter o privilégio de compreender e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, e oferece aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços.

Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria.

O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relação a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que passou-se a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos, isto é, que esses portadores de necessidades especiais poderiam visitar os mesmos lugares que as pessoas comuns, ter o direito ao lazer, a educação e exercer sua cidadania de forma concreta.

2. PROBLEMA

Inclusão social significa em termos práticos, trazer aquele que foi excluído socialmente por questões culturais, raciais, religiosas, econômicas, políticas ou por alguma necessidade especial para que novamente faça parte da sociedade desempenhando seu papel de cidadão, participando ativamente de todas as manifestações político-culturais por ela oferecidas. Incluir um indivíduo não é somente inseri-lo em meio à comunidade ou colocá-lo numa escola regular, mas, além disso, priorizar a qualidade das condições onde a pessoa com deficiência estará. Para tanto é necessário que a sociedade em geral, esteja disposta a mudar essa realidade, focando, não as diferenças, mas a capacidade de desenvolvimento intelectual particular de cada indivíduo.

Pra que estas ações se tornem reais e concretas é necessário uma reestruturação física nas escolas, nos hospitais, nas ruas, nas igrejas, nos lugares de circulação pública, quanto uma reestruturação psicológica nos portadores de necessidades especiais, em seus familiares, na comunidade e preparação adequada dos profissionais pedagógicos. Um dos quesitos indispensáveis para iniciar uma mudança, é ter conhecimento do problema através de informações básicas referentes à deficiência, a inclusão social, a educação, com o objetivo de após essas informações, fazer-se uma interação, reintegração e reabilitação dos portadores dessas necessidades especiais.

Atualmente na sociedade em que vivemos é difícil discutir as possibilidades de mudança nas questões que envolvem o meio social, tornando-se assim um grande desafio. Mobilizar a sociedade de maneira efetiva uma tarefa complexa, principalmente quando há uma inconsciência por parte dos governantes e da população que está inserida neste meio. Através destas circunstâncias, nos perguntamos. Quais seria a melhor recurso para que haja inclusão social?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com