TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCÊNDIO FLORESTAL E NA AGRICULTURA PRINCIPAL CLASSE DE INCÊNDIO

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.711 Palavras (19 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 19

TRABALHO DE COMBATE A SINISTROS

INCÊNDIO FLORESTAL

COLÉGIO CETEC

PROFESSOR: ISAAC

TURMA: 10

INCÊNDIO FLORESTAL

E

NA AGRICULTURA

PRINCIPAL CLASSE DE INCÊNDIO

Os incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, trataremos neste trabalho dos incêndios florestais em florestas plantadas e em floretas nativas ou reservas legais.

A principal classe de incêndio floresta e a classe “A”, porque envolve combustíveis sólidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha e outras matérias. Também tem por características as cinzas e brasas que deixam como resíduos e por queimarem razão do seu volume, ou seja, a queima se da na superfície e profundidade.

TIPO PRINCIPAL DE EXTINTOR

Agentes extintores são substancias que, devido as suas características, quando lançados sobre o fogo o extinguem. Para os incêndios de classe “A” o agente mais utilizado e a agua por ser o agente universal, também por se pensar que era um recurso natural inesgotável, hoje já se sabe que e um recurso em escassez. Como agente extintor a agua age principalmente por resfriamento e por isolamento, podendo paralelamente a este processo agir por emulsificação e por diluição, segundo a maneira como é aplicada. Historicamente por vários anos no combate a agua era aplicada na forma de jato pleno, hoje sabemos que a agua apresenta um resultado melhor quando aplicada sob a forma de jato chuveiro ou neblinado, pois absorve calor numa velocidade muito maior, diminuindo consideravelmente a temperatura do incêndio consequentemente extinguindo-o.

TIPO SECUNDÁRIO DE EXTINTOR

Os tipos secundários de extintores são os aparelhos portáteis de utilização imediata para serem usados no principio de incêndios, o fogo na sua fase inicial algo muito difícil de ser usado nos incêndio florestal devido que o incêndio pode se da em um local afastado e de difícil localização.

Para a classe “A” podemos destacar dois:

Extintor de agua, aparelho que carrega em seu interior o agente extintor agua, para que a agua seja expulsa do interior do recipiente e necessário à presença de uma pressão interna, que será conseguida com a ajuda de um gás propelente não combustível (CO², NITROGENIO, ETC) os tipos são:

a) Pressurizado

b) Pressão injetada

Extintor de espuma é formado de um corpo onde é dissolvida a agua a solução A e um cilindro interno onde é dissolvida a solução B, os fabricantes de cargas para estes extintores, identificam as soluções A e B no próprio material de embalagem, sendo A – cilindro interno solução de sulfato de alumínio e B – cilindro externo solução de bicarbonato de sódio.

OBS: Não entraremos em detalhes porque veremos mais a frente que a técnicas mais utilizadas que os aparelhos extintores.

MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO

Para obtermos um resultado eficiente no combate a um incêndio, é preciso neutralizar pelo menos um dos reagentes do triângulo do fogo que e o calor, combustível, e o comburente. Quando retirado qualquer um desses elementos, o fogo será extinto.

Essa ação é aplicada utilizando os equipamentos necessários para cada tipo de incêndio e com as Técnicas adequadas, visando sempre à segurança do combatente e os bens a serem protegidos.

MÉTODOS PRINCIPAL

FASES DO COMBATE

Buscando a melhor forma de organização, seguimos procedimentos para evitar atropelos e ter maior eficiência nas operações de combate aos incêndios florestais. Essas fases respeitam a seguinte sequência:

DETECÇÃO

A ação de combate se inicia com o conhecimento da existência do foco de incêndio e a pronta mobilização da brigada. O tempo entre a detecção e a chegada da brigada no foco para avaliação e primeiro ataque é denominado Tempo de Resposta da Brigada.

Quanto menor esse tempo, menor será a área impactada pelo fogo.

RECONHECIMENTOC

O

Fase do combate na qual reunimos os dados necessários e analisamos o comportamento do fogo e os fatores que possam influenciar no seu comportamento. Também são avaliados os possíveis problemas e definidos os tipos de combate a serem aplicados. Quanto maior o conhecimento da área e sobre o fogo, mais curta será essa etapa.

ATAQUE INICIAL OU PRIMEIRO ATAQUE

Ação tomada com os recursos disponíveis para o primeiro combate ao incêndio. Corresponde à primeira ação de combate e deve acontecer de acordo com o definido no reconhecimento. No desenrolar do primeiro ataque, devemos estar atentos às alterações não previstas nos fatores que influenciam o comportamento do fogo para possibilitar ajustes na estratégia e nas táticas utilizadas.

CONTROLE

Consiste, essencialmente, em circular os setores do incêndio, dentro de uma linha de controle ou perímetro de segurança, para evitar a propagação para além dos limites da área contornada. Lembrando que, em muitas situações, essa linha não precisa ser confeccionada em toda a área atingida pelo fogo, porque geralmente existem algumas barreiras naturais (lagos, rios) ou artificiais (estradas, caminhos) que já estabelecem essa linha.

EXTINÇÃO OU RESCALDO

É a eliminação dos focos ardentes com o uso de bombas de agua que permanecem dentro do setor afetado pelo incêndio, apagando completamente as chamas ou as brasas ainda existentes e evitando que o fogo reacenda e se propague para a vegetação não queimada.   A agua é o principal método de extintor usado para apagar o fogo. Devido a sua abundancia no meio ambiente, nos dias de hoje não podemos dizer isto porque a uma grande escassez da agua.

VIGILÂNÇA DA AREA QUEIMADA OU PATRULHAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (448.8 Kb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com