TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL COM ANÁLISE DE MÉRITO

Por:   •  1/4/2015  •  Dissertação  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS  Individual - Etapa 1 (Montar peça)

INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL COM ANÁLISE DE MÉRITO

Artigo 285 A CPC - Lei nº 11.277/2006

Trouxe mecanismo para diminuir o número de processo nas varas em 1º grau de jurisdição possibilita que o magistrado julgue o mérito da ação pela total improcedência quando no juízo existirem casos idênticos que também foram julgado pela improcedência. O magistrado deverá observar os seguintes requisitos:

a) Matéria unicamente de direito, isto é, aquela que trata a respeito da aplicação da lei para determinados fatos.

b) Mesmo juízo, isto é, o magistrado deverá pautar pelo mesmo entendimento pela improcedência dos casos passados.

c) Casos idênticos, isto é, o art 285 A do CPC, somente será aplicado nos casos com o mesmo objeto da ação e pedidos, pois assim o magistrado reproduzirá o mesmo teor da sentença anteriormente prolatada.

Uma vez julgada improcedente a a ação de plano poderá o autor interpor o recurso de apelação e neste caso, poderá o juiz exercer o juizo de retratação no prazo de 05 (cinco) dias.

Havendo a retratação a sentença será nula e o processo volta a seguir seu curso normal. Caso não haja a retratação o réu será citado para manifestar sobre o recurso de apelação do autor e com ou sem manifestação os autos serão remetidos ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o julgamento do recurso.

Esse artigo dispensa a citação do réu para o magistrado julgar a ação com base nesse fundamento legal.

Artigo 285 B CPC Lei nº 12.810/2013

Trouxe o dever do autor da ação cujo objeto tratar de empréstimo, financiamento ou arrendamento mercantil, a obrigação de apontar na petição inicial quais são os valores incontroversos (aqueles em que as partes aceitam como correto) e os valores controversos (aqueles que serão discutidos por meio da ação judicial).

O autor deverá provar por meio de planilha esses valores e não apenas afirmar em sua petição inicial. A inobservância desse artigo pelo autor gera indeferimento da inicial.

O autor da ação contiinuará responsável pelos pagamentos dos tributos e taxas oriundas do objeto do contrato discutido em juízo.

 

PEDIDO - CONCEITO:

Trata do mérito do processo, objeto da ação, representa a pretensão do autor que busca tutelar proteger seu direito. O pedido deverá ser certo e determinado, isto é, certeza em relação aos elementos da obrigação e determinada em sua quantidade. Existe a possibilidade de se formular pedido genérico nos incisos do artigo 286 do CPC, quais sejam:

a) Nas ações universais, isto é, aquelas em que o autor não consegue individuar o objeto da ação, exemplo: herança, biblioteca, etc;

b) Quando o autor desconhecer a extenção do dano;

c) Quando o autor para proteger seu direito não possuir documento ou outra prova necessária que está na posse do réu.

ESPÉCIES DE PEDIDOS - MODALIDADES

01) Pedido Cominatório é aquele formulado pelo autor para satisfação da sua pretensão, utilizando-se das medidas coercitivas. Exemplo: multa diária ou prisão civil

02) Pedidos Alternativos é aquele que tem por origem as obrigações alternativas do direito civil e que com isso, no processo gera pedidos alternativos seguindo as mesmas regras do direito material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com