TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB.

Artigos Científicos: INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ROSANE JERONYMO SILVA

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).

Rio de Janeiro

2013

ROSANE JERONYMO SILVA

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Públicas na Educação Básica, Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminário III.

Profs. Cyntia Simioni França Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti e Samira Kfouri.

Tutora eletrônica: Andressa Cerqueira Silva e Simone Cristiane P. da Silva.

Tutor(a) de sala: Lígia Maria Marques Pinto.

Rio de Janeiro

2013

1. INTRODUÇÃO

As políticas de educação incluem-se no marco do processo de redemocratização do país e da América Latina a partir dos anos de 1980 quando são iniciadas profundas reformas educacionais. As décadas seguintes foram dedicadas a estabelecer marcos normativos e novas configurações para a gestão dos sistemas educacionais. No Brasil, a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 966 orientam sobre novos princípios que devem regular a educação nacional, tendo a descentralização por meio da municipalização se destacando como conceito orientador para implementação e execução das políticas formuladas no nível central (DOURADO, 2009).

Numa análise de gestão em escola municipais dá para constatar que se houvesse um empenho nos incentivos para leitura, estudos dirigidos, jogos educativos e desportivos, acesso tecnológico, programas de saúde ajudaria a diminuir a evasão escolar e o desempenho dos alunos aumentaria, com tudo o objetivo de um estudo de uma gestão com base no IDEB pode obter dados exatos para melhoria na qualidade da educação.

Em contrapartida muitos gestores não sabem como utilizar os dados, das pesquisas do IDEB, que não mostram onde podem colocar a prática de todos esses dados.

Em uma pesquisa de Parandekar (2008) o sucesso educacional nas redes municipais de ensino pode destacar as interações múltiplas entre equipe e núcleo de gestores sem ter relações hierárquica ou radical para atingir a qualidade.

Com os resultados obtidos pelo SAEB (1995 / 2009) onde o processo de municipalização da educação implicou na descentralização da gestão dos sistemas, tendo em vista a incapacidade de monitoramento dos inúmeros sistemas educacionais e uma ajuda no desempenho obtido pelos estudantes nas avaliações de sistemas da educação.

2. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).

2.1. DESENVOLVIMENTO.

IDEB foi criado em 2005, pelo Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação para medir a qualidade de ensino no território nacional e é calculado pela aprovação e evasão escolar no SAEB e na Prova Brasil. Sua meta é medida a cada dois anos, apresentada em escala de zero a dez e o alcance deve ser 6 (resultado obtido por países da OCDE).

Quanto maior for a nota da instituição na avaliação e quanto menor o registro de repetências e desistências, melhor será sua classificação.

Com o mapeamento detalhado da educação brasileira é possível identificar que são os que mais precisam de investimento e cobrar resultados.

Nos últimos quatros anos, os números do IDEB, cresceram em todas as etapas do ensino brasileiro, mesmo assim os números ainda são muito inferiores aos dos países desenvolvidos, que apresentam média 6,0. Para alcançarmos essa meta é necessário o empenho em ensinar, assumindo um compromisso com os alunos, criando projetos de leitura dando incentivos para que os alunos sejam bons leitores; além de proporcionar uma boa estadia escolar e condições de trabalho e pesquisas.

No município de Duque de Caxias a escola Municipal Darcy Ribeiro, n o bairro Laguna e Dourados conquistou a maior nota 6,6, entre as escolas da Baixada Fluminense.

Para obter esse índice o Município de Duque de Caxias foi além do currículo, implantado um programa de integração de escola com sociedade, com monitore, aumentando a permanência de seus alunos no ambiente escolar, implementando o Centro de Referência em Educação Integral (Crei), criando a Alimentação Inclusiva desenvolvida com nutricionistas.

A profª Rachel Barreto salientou, ainda, que desde agosto de 2011, que a SME promove cursos de formação voltados para compreensão da Prova Brasil. “Deixamos a cidade, em 2004, entre as dez melhores em educação no estado do Rio de Janeiro. Quando retornamos, estávamos em 81°”.

Nas palavras de Oliveira (2009) O IDEB é como norteado de qualidade e o município como ente federativo tem atualmente a responsabilidade de ordenar o seu desenvolvimento social e garantir o bem estar de seus habitantes...

Vale ressaltar que os dados do estudo mostraram que gerenciamento do Sistema é burocrático entre gestores e comunidade. Sobre a escola tende a dificuldade em ler e compreender os resultados obtidos. Assim devem ser aplicadas técnicas de pesquisas de coleta de dados determinando fatos que direcionados para realmente serem interpretados tanto por gestores como pela comunidade.

Para uma boa coleta de dados é necessário que os gestores proponham projetos em prol da alfabetização, daí partindo para programas de leituras, inclusão social, formação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com