TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise do gerenciamento pedagógico no contexto da política de avaliação da efetividade e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Pesquisas Acadêmicas: A análise do gerenciamento pedagógico no contexto da política de avaliação da efetividade e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ROSA MARIA PINTO DE SOUZA

SINTESE REFLEXIVA SOBRE O IDEB

Palmas-TO

2013

ROSA MARIA PINTO DE SOUZA

SINTESE REFLEXIVA SOBRE O IDEB

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatua em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminario III.

Prof. Cyntia Simioni França Melina Klaus.

Palmas-TO

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Desenvolvimento 5

Considerações Finais 7

Introdução

O objeto de estudo desta investigação é a gestão pedagógica, tendo como base os municípios 2005 e 2007 bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais do ensino fundamental. Abordaremos a gestão municipal na sua dimensão pedagógica, com o intuito de analisar seu esforço em melhorar os índices educacionais, em especial, o Ideb, consequentemente a qualidade da educação.Avaliar as escolas é um tema presente nas discussões atuais, envolvendo intelectuais da educação, instituições e governos. O propósito deste estudo é explicitar e compreender como o município faz a gestão pedagógica no contexto das políticas de avaliação de desempenho, tendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como norteador de qualidade.

Nas palavras de Oliveira (2009): O município como ente federativo tem atualmente a responsabilidade de ordenar o seu desenvolvimento social e garantir o bem estar de seus habitantes, executando políticas públicas que visam à consolidação democrática do Estado. Dessa forma, os aperfeiçoamentos da máquina administrativa, a redefinição de obrigações e encargos, bem como o estabelecimento de políticas públicas específicas passaram a ser preocupação constante do gestor público municipal (OLIVEIRA 2009. p. 21).

A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).Nos anos finais (sexto ao nono) do ensino fundamental, o Ideb nacional atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Considerada tão-somente a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também superou a meta, de 3,7.De todos os municípios submetidos à avaliação do Ideb para os anos finais do ensino fundamental (cerca de 4,3 mil), 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as regiões do país.

Desenvolvimento

Há, praticamente, um consenso entre os teóricos e filósofos de que a Educação é um dos mais eficazes instrumentos de mobilidade social. Segundo os entrevistados, os efeitos do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola têm se refletido no entorno há algum tempo. “Já tivemos casos bastante evasão e reprovação . Hoje a comunidade respeita a escola, e as pessoas que nos visitam ficam impressionadas com o comportamento de nossas crianças”,educador -1 sem esconder sua satisfação com os resultados obtidos. Mas qual seria, então, o método pedagógico que tem resultado em alto rendimento de aprendizagem e em respeito da comunidade pela escola? que um de seus segredos foi investir na parceria com os pais, a começar pela construção coletiva do projeto político-pedagógico: “Busque a familía ”. Além disso, a escola promove uma série de atividades que envolvem os responsáveis no dia a dia. “Temos vários projetos, como o do Chá Literário, que são realizados com a participação dos pais. Nós, inclusive, fazemos uma escala para que eles possam participar das aulas junto com as crianças, pelo menos uma vez por mês’’.

Ter uma proposta pedagógica voltada para o sucesso é outro ponto que educador-2destaca. Segundo ela, a escola desenvolveu um verdadeiro “arsenal de guerra” para que as crianças com mais dificuldade de aprendizagem consigam caminhar com a turma: “Nossos esforços são, realmente, concentrados nessas crianças. Criamos várias ações de reforço escolar para que elas superem suas dificuldades”, diz ela.Outro aspecto que ela considera fundamental para o sucesso da escola é a rotina criada pelo projeto Apaixonados por Leitura, que se tornou possível graças aos mais de 1.500 títulos de literatura infanto-juvenil possui na biblioteca da escola. Semanalmente, cada criança escolhe pelo menos um livro, um gibi ou uma revista para ler. Todos os dias, das 12h às 12h50, elas param para se dedicar a essa atividade, e na sexta têm que escrever, em seu diário, sobre o que leram. As professoras, então, escolhem os melhores relatos e os expõem em cavaletes espalhados pelos corredores da escola. Esses relatos, expostos junto às fotos de seus autores, funcionam como uma espécie de sugestão de leitura para outras crianças.O projeto Apaixonados por Leitura ainda envolve uma série de outras atividades. As crianças podem recontar ou reescrever os livros, representá-los na forma de teatro ou, simplesmente, lê-los em voz alta para os pais e outras crianças. “Os responsáveis também participam do projeto de várias outras formas, como no Chá Literário”, educador-2, para quem o fim da aprovação automática dos alunos foi outro ponto fundamental para a melhoria da qualidade de ensino e o resultado no saeb.

Questionados se conheciam o IDEB, todos os entrevistados, entre docentes e funcionários responderam que sim. Mas quando a pergunta se referiu à média da escola no IDEB, apenas 20% dos docentes souberam responder, ao passo que, entre os gestores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com