TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDIVIDUO E SOCIEDADE

Monografias: INDIVIDUO E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

O indivíduo e a organização - Mudança comportamental e gestão emocional no trabalho

O indivíduo e a Organização

O homem é um ser dotado de personalidade própria, portanto diferentes entre si, cada um com a sua história pessoal, particular e diferenciada, características adquiridasao longo da sua vivência, influenciada pela sua cultura, ambiente familiar e grupo social.

Hoje sabe-se que tais características não podem separar-se do homem ao se relacionar nas organizações, visão muito diferente daquela que os fundadores da escola clássica tinham do homem, noinício de século XX.

Taylor com sua extrema preocupação com a máxima eficiência do trabalho concebida por meio de métodos e sistemas de racionalização e Fayol, voltado em estabelecer princípios da boa administração como planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Para a teoriaclássica o importante era aperfeiçoar os sistemas de trabalho por meio da racionalidade, avaliando e escolhendo sempre a melhor alternativa para obtenção da máxima eficiência. Neste caso acreditava-se que sistemas eficientes e bem ajustados trariam por si só bons resultados. Dessaforma essa teoria reduzia o indivíduo a um ser simples e previsível, treinado para executar tarefas extremamente repetitivas, motivado apenas pela remuneração financeira, mecanizando-o cada vez mais.

Pouco a pouco essa visão sobre o homem foi mudando, pois foi sendo percebido que o serhumano não é totalmente controlável e previsível. A escola das Relações Humanas surge para criticar o modelo atual em que era feita uma abordagem simplificada da organização, visando à eficiência técnica e econômica. Nesta escola o indivíduo passa a ser visto de outra maneira, nãomais como um recurso visto pelos engenheiros, recebendo maior atenção dos psicólogos. Segundo Elton Mayo, preconizar a idéia das necessidades humanas é ter segurança, afeto, reconhecimento social, prestígio e auto-realização.

Comunicação Organizacional

Para a Teoria das Relações Humanas, comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.

Tanto a comunicação do dia a dia quanto acomunicação organizacional requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um canal (ar, fios, papel) a um receptor da mensagem que a decodifica e interpreta o seu significado. Na comunicação pessoal direta falada, ou seja, na conversação, a linguagem funciona como código e é reforçado por elementos de comunicação não-verbal (como gestos, sinais, símbolos).

A comunicação interpessoal também se pode dar a distância, através da escrita, telefone ou internet como meio de transmitir as mensagens.

Com o desenrolar das experiências sobre liderança, os pesquisadores passaram a concentrar atenção nas oportunidades de ouvir e aprender em reuniões de grupo e avaliar os problemas das comunicações entre grupos nas empresas. O enfoque das relações humanas mostrou que as comunicações dentro das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com