TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA BÁSICA

Trabalho Escolar: INFORMÁTICA BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

UTILIDADES E IMPORTÂNCIA DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE MODERNA

O advento das novas tecnologias de informação e comunicação no século XXI trouxe mudanças na sociedade em quase todas as áreas, inclusive, na educação. É adequado estabelecer uma analogia entre o desenvolvimento da informática e a descoberta da roda ou da pólvora ou mesmo da energia elétrica. São conhecidos historicamente, os avanços alcançados pela humanidade e as diversas áreas da sociedade que foram mudadas com essas invenções. Neste sentido, a Informática na Educação é vista como uma nova e promissora área a ser explorada e com potencial que pode possibilitar mudanças nos sistemas educacionais. Por isso, a importância que se reveste a formação de professores no domínio da tecnologia para que se tornem capazes de refletir e de participar ativamente desse processo de mudança da inserção da informática aplicada à educação.

Considerando que o acesso às tecnologias de informação e comunicação não contempla toda a sociedade torna-se necessário criar estratégias que propicie o acesso de forma universal, ou seja, abranger e promover de forma democrática a inclusão digital e a capacitação de professores para a utilização dessas tecnologias de acordo com a necessidade do indivíduo, conforme TAKAHASHI (2000) ressalta que a educação seja o elemento-chave na construção de uma sociedade embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado ao afirmar que:

[...] educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar pessoas para o uso das tecnologias de informações e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva [...], operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho bem como aplicar criativamente as novas mídias [...] (TAKAHASHI, 2000, p. 45).

O homem sempre procurou encontrar soluções rápidas e práticas para simplificar suas atividades cotidianas, seja em casa, no trabalho, em qualquer área do conhecimento humano. Com isso, o homem criou a máquina que na história da evolução sofreu grandes transformações, e tornou-se cada vez mais necessário na vida de todos, efetuando cálculos rápidos e com resultados precisos, armazenando dados importantes, tornando-se um meio de comunicação a distância. No campo da medicina possibilitou serem feitos exames com rapidez e resultados mais precisos que possibilitam aos cientistas diagnósticos rápidos e a possível cura para várias doenças.

Para Castells (1999), a habilidade ou inabilidade de uma sociedade dominar a tecnologia ou incorporar -se às transformações das sociedades, fazer uso e decidir seu potencial tecnológico, e modela a sociedade em ritmo acelerado e traça a história e o destino social dessas sociedades; remetendo que essas modificações não ocorrem de forma igual e total em todos os lugares, ao mesmo tempo e instantânea a toda realidade, mas sim é um processo temporal e para alguns, demorado.

Vale ressaltar que o computador conectado à internet otimizou o tempo e o espaço, acelerando as práticas e encurtando as distâncias. Tornou possível um novo tipo de sociabilidade, na qual a presença física já não é essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com