TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

Resenha: INSTRUMENTAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

A instrumentalidade e o momento que sai do processo ideológico e começa a se materializar, para discutir e trazer para a prática os técnicos, na intenção para aatividade e elaborar os instrumentos. E é o momento que da forma ao concreto, objetivo e subjetivo,a interpretação da realidade do individuo. O processo da instrumentalidade é a prática, e de criaros instrumentos pra metodologia ao técnico.

O Assistente Social vem com a intenção de ruptura com o conservadorismo da profissão, e com o conhecimento mais critico da realidade social.

SegundoIamamoto(2004),nos dias atuais aponta três dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: Competência ético-politica: o A.S. não é neutro ele se posiciona politicamente frente as questões queaparece na realidade social. Competência teórica-metodológica: o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, politica e econômica e cultural com isso construir novaspossibilidade. Competência técnica-operativa: conhecer e se apropriar e criar um conjunto de habilidade técnica que permita o desenvolvimento na sua profissão. Essas três dimensões tem que estar sempre juntas,que é um desafio, e esta em debate com os profissionais e estudante da área do Serviço Social.

Na profissão também temos os instrumentos que são chamados de procedimentos operativos, que é decaráter técnico, adotado na realização das ações profissional, os instrumentos diretos ou face a face e instrumentos indireto que é por inscrita, Com os instrumentos face a face podemos observar oparticipante, entrevistar individual e grupal, dinâmica de grupo, reunião, mobilização de comunidade, visitas domiciliar, e visita institucional.

Os instrumentos indiretos por escrita têm as atas dereunião, livros de registros, diário de campo, relatório social, e parecer social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com