TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTOS QUALITATIVOS

Seminário: INSTRUMENTOS QUALITATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

FERRAMENTAS DA QUALIDADE.

Podemos dizer que, hoje para que possamos ter um bom desempenho nos processos administrativos ou operacionais de uma organização, contamos com ferramentas que muitas empresas ainda desconhecem, mas que surgiram na década de 50 criada pelo engenheiro de controle de qualidade KAORU ISHIKAWA , e que de certa forma ajudam ou até mesmo resolvem alguns problemas que muitas passam. Essas são as ferramentas da qualidade, que são empregadas para que possamos esclarecer, mensurar , examinar e demonstrar soluções para melhorias para o processo em geral.

Essas ferramentas , usadas corretamente, conseguem que problemas com grande dificuldade de soluções, se resolvame para que possamos obter um melhor resultado, temos que aplica-las corretamente dentro dos processos.

Há sete ferramentas essências chamadas como SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE – 7FCQ, e cada uma com sua forma de desempenho.

DIAGRAMA DE PARETO

Esta ferramenta tem o objetivo de determinar, como a classificação serão lançadas , como exemplo, por produto, máquina , turno e operador, construindo uma tabela com os dados em ordem decrescente, calculando a porcentagem de cada produto sobre o total, trançando o diagrama de porcentagem acumulada, evidenciando a prioridade dos problemas , resolvendo –se cada um com mais rapidez.

DIAGRAGAMA DE CAUSA EFEITO

Seu objetivo, é evidenciar com clareza as causas de um problema que refletem sobre a qualidade dos produtos. Conhecido também pelos 6M

• Método

• Matéria Prima

• Mão de Obra

• Máquinas

• Medição

• Meio Ambiente

HISTOGRAMA

Foi criado em 1833 por um estatístico, e são gráficos com barras, para demonstrar evoluções de medidas em determinado grupo de dados, como por exemplo, entender comportamentos de uma população na média de uma maneira clara.

FOLHAS DE VERIFICAÇÃO

São tabelas que permitam a armazenagem de dados de tudo que pretendemos analisar, definindo períodos e ajudando na melhor forma de resolução dos processos, identificando cada ponto necessário no estudo.

GRÁFICOS DISPERSOS

Representa duas ou mais variáveis lançadas no gráfico para análise ,uma dependendo da outra. Este gráfico representa a determinação de uma reta que mostra o relacionamento entre as duas variáveis o que nos ajuda a localização da causa base dos problemas.

FLUXOGRAMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com