TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERNET TIPOS DE CRIMES

Artigos Científicos: INTERNET TIPOS DE CRIMES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

1. A INTERNET

O primeiro computador digital, denominado de ENIAC, foi construído em 1946, pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, com a finalidade de automatizar os cálculos de tabelas balísticas. Este equipamento permitiu reconhecer a utilidade universal do invento e passou-se a construção de mais modelos com mais memórias internas e incorporavam o conceito de programas armazenados, fundamental para a utilização prática da máquina.

Em 1957, a União Soviética lança seu primeiro satélite ao espacial, a Sputnik. A contraofensiva a esse fato foi que o governo americano prometeu levar um homem a lua e criar um sistema de defesa à prova de destruição. Com essa última finalidade foi criada a Agência de Investigação de Projetos Avançados (Advanced Research Project Agency – ARPA). Um aspecto importante da ARPA foi a realização de parcerias com instituições de ensino, de forma que tornou sua atuação mais técnica e científica. Dessa forma, passou-se a investir em assuntos que até então não eram explorados, como, por exemplo, a computação interativa.

Em 1961 a Universidade da Califórnia (UCLA) recebeu da Força Aérea o computador Q-32, da IBM, que auxiliou a inserção da informática na ARPA. Em 1962 a Força Aérea, preocupada em se defender de uma eventual guerra ou ataque nuclear, solicitou à empresa Rand Corporation um estudo sobre uma rede de comunicação militar descentralizada, ou seja, sem um núcleo central, que funcionasse mesmo se fossem destruídos alguns de seus terminais. Em 1969 foi acionada a ARPANTE, inicialmente interligando a Universidade da Califórnia, (Los Angeles e Santa Bárbara), de Stand Ford ( Santa Cruz) e de Utah (Salt Lake City). Em 1973 realizou-se a primeira conexão internacional da ARPANET, que interligou a Inglaterra à Noruega.

Na década de 80 a ARPANET se disseminou pelos Estados Unidos e promoveu a interligação entre universidades, órgãos militares e governo. Foi implementado, em 1986, a NSFNET – pela National Science Foundation – e a ARPANET começou a ser chamada de internet.

2. A INTERNET NO BRASIL

No Brasil o IBGE começou utilizar o computador UNIVAC 1105, e em 1964, foi criado o Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Estado no Paraná. Em 1972 foi fabricado o primeiro computador brasileiro, denominado “patinho feio”, pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Dois anos após foi criada a Computadores Brasileiros S.A (COBRA) e, em 1979, criou-se a Secretaria Espacial de Informática. Em 1992 foi implementada primeira rede conectada à internet, que interligava as principais universidades brasileiras. Diferentemente da internet atual, naquela não existia interface gráfica. Seus usuários podiam trocar apenas e-mails. Porém em 1995, passaram a disponibilizar o uso comercial da internet no País. A velocidade máxima da conexão era de 9,6 Kbps.

3.CRIMES INFORMÁTICOS

Crimes Informáticos são crimes cometidos via internet, com auxílio de computadores. Esses crimes dinâmicos, acarreta riscos e responsabilidades na medida que está em constante atualização e mutação, acompanhados junto com os avanços via internet.

Segundo Guimarães e Furlaneto Neto, Crime Informático significa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com